ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

26 de outubro de 2011

Rotina prevista (26/10/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!



CEU EMEF JAGUARÉ, 26/10/2011 - 4º ano B, sala 08.



FRASE DA SEMANA: "Deixem de murmurar, porque as murmurações esfriam os corações". (Dom Bosco, em maio de 1884)
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Velho, O Menino e O Burro".
3- Português: texto jornalístico (livro, pág. 113 até 116).
4- Educação Física (08h30).
5- Recreio (09h15).
6- Informática (09h35).
7- Continuação de Português.
Não deu tempo, ficando para amanhã: concluir o quadro da pág. 113 de Português e trabalhar as páginas previstas para hoje (em Matemática); retomar reescrita de lendas.
Lição de casa para amanhã: trazer livro para o momento de leitura semanal.

DETALHES:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), conversa sobre a aula (o que e como teremos), ajudante do dia e chamada.

2- A partir do texto refletimos sobre o não dar importâncias a comentários, mas ao que, de fato devemos fazer (o velho e o menino estavam, no texto, preocupados em agradar as pessoas e não em chegar à feira). Aprofundamos essa mensagem com o a frase tema desta semana: não murmurar (pegamos o ponto forte da religiosidade da maioria, ao relacionar o murmurar com eventuais punições divinas).  Claro que um ambiente gostoso é o ideal para a aula, mas alunos e professores não estão para agradar, mas para trabalhar; achar ruim de um ou de outro, manifestando publicamente esse sentimento, não leva à nada, apenas a esfriar sentimentos e relacionamentos (como posto na frase da semana, formulada há 127 anos atrás), o que prejudica a todos os envolvidos no processo educativo.

3- Como posto no livro, iniciamos o estudo do texto de argumento científico, com o tema hormônios e crescimento (levantamento de hipóteses, leitura de texto sobre o assunto e confronto com as hipóteses iniciais). Concluímos após a aula de Informática (item 07) e retomaremos o assunto na próxima aula.

4- Com a Professora de Módulo.

5- Recreio.

6- Com a Professora Especialista.

7- Conclusão dessa etapa do texto científico (veja acima, no ítem 03).