ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

07 de abril de 2011

Rotina prevista (07/04/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiuscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 07/04/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada? "O Diário de Kaxi" (1ª parte).
4- Reescrita e ilustração.
5- Hora da Leitura.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: livro, pág. 11.
8- Educação Física (10h20).
9- Finalização de atividades.

AMANHÃ: Livro de Língua Portuguesa (e também de Matemática, pois não terminamos a lição de hoje).
2ª feira: Livro de Língua Portuguesa.

DETALHES:

2- O que e como teremos. Optamos pela rotina em letra maiúscula de forma para facilitar o entendimento dos alunos em processo de alfabetização - lembrei a todos que estou para ajudar cada um em suas dificuldades, dai essa providência (os outros alunos poderão registrar como já estão acostumados, com letra de mão; por isso, o traço abaixo das letras iniciais, para mostrar obrigatoriedade de letra maiúscula).

3- Primeira parte da leitura, em forma de diário, de um menino indígena visitando a cidade grande pela primeira vez - suas impressões sobre tudo o que viu. As ilustrações do livro foram feitas por crianças indígenas que nunca vieram à cidade grande, mas desenharam de acordo com o que era contado a elas.

4- Reescrita e ilustração, em duplas ou trios (cada aluno fez sua produção sobre o que mais lhe chamou atenção na leitura). Esses materiais formarão os livrinhos dos alunos.

5- Hora da Leitura Semanal, até a hora do recreio. Os alunos ficaram livres para ler os livros que trouxeram do Projeto Minha Biblioteca, ou o material disponível em nosso cantinho (idealizado e criado pelo segundo ano B e sua Professora).  Até alunos com dificuldades mostraram-se interessados nas leituras, em especial, nas revistas e gibis.


7- Matemática: correção coletiva da lição de casa de ontem. Como muitos estavam com dificuldades no assunto (ordens e classes), optei por esse tipo de correção, de forma bem explicativa.

8- Com Professor Especialista.

9- Concluimos Matemática. Pelo menos tentamos, pois o calor fez vários alunos precisarem usar o banheiro; quando tudo estava calmo, a gritaria e correria da classe ao lado dispersou ainda mais os alunos (motivo: uma abelha naquela classe). Por isso, optamos por uma breve explicação da página 12, para ser feita como lição de casa - por isso a necessidade de trazer também o livro de Matemática.

Aula tranquila, com a colaboração e participação de todos.



IMPORTANTE

Enquanto preparo a postagem da aula de hoje (07/04/2011) dedico este espaço para pensar nas atitudes que andam ocorrendo em nossas escolas. No Rio de Janeiro essa tragédia. Aqui em São Paulo violências que atingem professores e alunos diariamente. E pensar que tudo poderia ser prevenido, para evitar esses fatos.


Portanto, minha solidariedade não somente aos alunos e professores do Rio de Janeiro, mas aos de São Paulo, que estão bem, mas bem próximos de acontecer algo parecido. 


Devemos PREVENIR essas situações, mas essa palavra (prevenir) não faz parte de nossas posturas e das metas de nossos governantes. Fala-se muito em resultados em provas, mas esquece-se o lado humano da escola. Basta investir no ser humano, não no papel, na planilha!