Rotina prevista (07/04/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiuscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!
CEU EMEF JAGUARÉ, 07/04/2011 - 4º ano B, sala 08.
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada? "O Diário de Kaxi" (1ª parte).
4- Reescrita e ilustração.
5- Hora da Leitura.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: livro, pág. 11.
8- Educação Física (10h20).
9- Finalização de atividades.
AMANHÃ: Livro de Língua Portuguesa (e também de Matemática, pois não terminamos a lição de hoje).
2ª feira: Livro de Língua Portuguesa.
DETALHES:
2- O que e como teremos. Optamos pela rotina em letra maiúscula de forma para facilitar o entendimento dos alunos em processo de alfabetização - lembrei a todos que estou para ajudar cada um em suas dificuldades, dai essa providência (os outros alunos poderão registrar como já estão acostumados, com letra de mão; por isso, o traço abaixo das letras iniciais, para mostrar obrigatoriedade de letra maiúscula).
3- Primeira parte da leitura, em forma de diário, de um menino indígena visitando a cidade grande pela primeira vez - suas impressões sobre tudo o que viu. As ilustrações do livro foram feitas por crianças indígenas que nunca vieram à cidade grande, mas desenharam de acordo com o que era contado a elas.
4- Reescrita e ilustração, em duplas ou trios (cada aluno fez sua produção sobre o que mais lhe chamou atenção na leitura). Esses materiais formarão os livrinhos dos alunos.
5- Hora da Leitura Semanal, até a hora do recreio. Os alunos ficaram livres para ler os livros que trouxeram do Projeto Minha Biblioteca, ou o material disponível em nosso cantinho (idealizado e criado pelo segundo ano B e sua Professora). Até alunos com dificuldades mostraram-se interessados nas leituras, em especial, nas revistas e gibis.
7- Matemática: correção coletiva da lição de casa de ontem. Como muitos estavam com dificuldades no assunto (ordens e classes), optei por esse tipo de correção, de forma bem explicativa.
8- Com Professor Especialista.
9- Concluimos Matemática. Pelo menos tentamos, pois o calor fez vários alunos precisarem usar o banheiro; quando tudo estava calmo, a gritaria e correria da classe ao lado dispersou ainda mais os alunos (motivo: uma abelha naquela classe). Por isso, optamos por uma breve explicação da página 12, para ser feita como lição de casa - por isso a necessidade de trazer também o livro de Matemática.
Aula tranquila, com a colaboração e participação de todos.