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segunda-feira, 12 de abril de 2010

12 de abril de 2010

CEU EMEF J*, 12/04/2010 - 4ºB.


Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; a maior parte formou filas adequadamente.


Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: 1) O que e como teremos - na quinta série não dará tempo de escrever a rotina, mas vários professores costumam falar o que e como trabalharão - a aula é nossa, não pertence somente ao professor, nem somente ao aluno. 2) Necessidade de saber colocar-se quando não concordar com algo da aula (levantar a mão e mostrar seus argumentos, nunca tentar "bater boca" com o professor, nem ameaçar de deixar de fazer lição - a lição é do aluno, não do professor). 3) Ameaças e provocações entre alunos (nomeamos de bullying) não serão tolerados - procuraremos sempre dialogar, mas em casos extremos, as autoridades constituídas serão informadas e as famílias devidamente notificadas. 4) Aula não será atrapalhada por supostas provocações - para ser, de fato, uma provocação, deve-se nomear QUEM provocou e exatamente COMO provocou - não ficar nas hipóteses, suposições (tomaremos as devidas providências em momento oportuno, que não atrapalhe a aula). 5) PROERD: as lições de casa são exatamente para envolver as famílias no projeto, por isso não haverá mais espaço, durante as aulas, para fazer os deveres propostos para o lar - exatamente por isso não passo lição de casa na quinta feira, dia do PROERD.

- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 24 (busca pelo poço no deserto, como por um tesouro escondido no coração de uma casa) - recordamos, brevemente, fatos desde a chegada do Pequeno Príncipe no planeta Terra.

- Português: classificação das palavras de acordo com seu número de sílabas (exemplos, nomeação, atividades corrigidas individualmente e na lousa): monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas (lembrei que são palavras de origem grega e que seus inícios dão ideia de números - alguém lembrou do "triângulo" e de "penta campeão").

- Matemática: multiplicação (operações, com consulta opcional ao quadro e/ou tabuada).

- Recreio (09h15).

- Matemática: auto correção das operações, situação problema envolvendo multiplicação (com auto correção) e lição de casa (introduzindo multiplicação por dois algarismos).

- Educação Física (10h20) na sala de vídeo, com professora substituta.

- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.

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ASPECTOS DA AULA:

Alunos presentes colaboraram e participaram de forma tranquila e responsável.

Formamos grupos após a leitura compartilhada até o final de Matemática.

Alguns problemas isolados na volta do recreio (perder a fila, usar o banheiro e comer lanche) foram tratados coletivamente.

Estaremos modificando amanhã o calendário de provas, uma vez que teremos um feriado nacional no meio da semana que vem, não lembrado por lapso.
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