CEU EMEF J*, 12/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; a maior parte formou filas adequadamente.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: 1) O que e como teremos - na quinta série não dará tempo de escrever a rotina, mas vários professores costumam falar o que e como trabalharão - a aula é nossa, não pertence somente ao professor, nem somente ao aluno. 2) Necessidade de saber colocar-se quando não concordar com algo da aula (levantar a mão e mostrar seus argumentos, nunca tentar "bater boca" com o professor, nem ameaçar de deixar de fazer lição - a lição é do aluno, não do professor). 3) Ameaças e provocações entre alunos (nomeamos de bullying) não serão tolerados - procuraremos sempre dialogar, mas em casos extremos, as autoridades constituídas serão informadas e as famílias devidamente notificadas. 4) Aula não será atrapalhada por supostas provocações - para ser, de fato, uma provocação, deve-se nomear QUEM provocou e exatamente COMO provocou - não ficar nas hipóteses, suposições (tomaremos as devidas providências em momento oportuno, que não atrapalhe a aula). 5) PROERD: as lições de casa são exatamente para envolver as famílias no projeto, por isso não haverá mais espaço, durante as aulas, para fazer os deveres propostos para o lar - exatamente por isso não passo lição de casa na quinta feira, dia do PROERD.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 24 (busca pelo poço no deserto, como por um tesouro escondido no coração de uma casa) - recordamos, brevemente, fatos desde a chegada do Pequeno Príncipe no planeta Terra.
- Português: classificação das palavras de acordo com seu número de sílabas (exemplos, nomeação, atividades corrigidas individualmente e na lousa): monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas (lembrei que são palavras de origem grega e que seus inícios dão ideia de números - alguém lembrou do "triângulo" e de "penta campeão").
- Matemática: multiplicação (operações, com consulta opcional ao quadro e/ou tabuada).
- Recreio (09h15).
- Matemática: auto correção das operações, situação problema envolvendo multiplicação (com auto correção) e lição de casa (introduzindo multiplicação por dois algarismos).
- Educação Física (10h20) na sala de vídeo, com professora substituta.
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
================
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; a maior parte formou filas adequadamente.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: 1) O que e como teremos - na quinta série não dará tempo de escrever a rotina, mas vários professores costumam falar o que e como trabalharão - a aula é nossa, não pertence somente ao professor, nem somente ao aluno. 2) Necessidade de saber colocar-se quando não concordar com algo da aula (levantar a mão e mostrar seus argumentos, nunca tentar "bater boca" com o professor, nem ameaçar de deixar de fazer lição - a lição é do aluno, não do professor). 3) Ameaças e provocações entre alunos (nomeamos de bullying) não serão tolerados - procuraremos sempre dialogar, mas em casos extremos, as autoridades constituídas serão informadas e as famílias devidamente notificadas. 4) Aula não será atrapalhada por supostas provocações - para ser, de fato, uma provocação, deve-se nomear QUEM provocou e exatamente COMO provocou - não ficar nas hipóteses, suposições (tomaremos as devidas providências em momento oportuno, que não atrapalhe a aula). 5) PROERD: as lições de casa são exatamente para envolver as famílias no projeto, por isso não haverá mais espaço, durante as aulas, para fazer os deveres propostos para o lar - exatamente por isso não passo lição de casa na quinta feira, dia do PROERD.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 24 (busca pelo poço no deserto, como por um tesouro escondido no coração de uma casa) - recordamos, brevemente, fatos desde a chegada do Pequeno Príncipe no planeta Terra.
- Português: classificação das palavras de acordo com seu número de sílabas (exemplos, nomeação, atividades corrigidas individualmente e na lousa): monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas (lembrei que são palavras de origem grega e que seus inícios dão ideia de números - alguém lembrou do "triângulo" e de "penta campeão").
- Matemática: multiplicação (operações, com consulta opcional ao quadro e/ou tabuada).
- Recreio (09h15).
- Matemática: auto correção das operações, situação problema envolvendo multiplicação (com auto correção) e lição de casa (introduzindo multiplicação por dois algarismos).
- Educação Física (10h20) na sala de vídeo, com professora substituta.
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
================
ASPECTOS DA AULA:
Alunos presentes colaboraram e participaram de forma tranquila e responsável.
Formamos grupos após a leitura compartilhada até o final de Matemática.
Alguns problemas isolados na volta do recreio (perder a fila, usar o banheiro e comer lanche) foram tratados coletivamente.
Estaremos modificando amanhã o calendário de provas, uma vez que teremos um feriado nacional no meio da semana que vem, não lembrado por lapso.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====