ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

16 de setembro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 16/09/2009.


ANTES DA AULA:
Nos pátios, alunos brincavam livremente. Muitos estavam extremamente agitados, desde quando estavam na rua.

NA CLASSE:
Recebemos ambas as lousas escritas.


Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: aspectos negativos da agitação de ontem (hoje será bem melhor), chamada visual, ajudante do dia, o que e como teremos. Desde ontem, registro após a rotina, sem obrigatoriedade de copiar: celulares e equipamentos desligados e guardados (caso de emergência não ocorre com todos e a toda hora), comida e bebida somente no recreio, grupos serão formados (e foram) de acordo com a qualidade da participação/colaboração do aluno para com o ambiente de aula, blog de referência de nossas aulas (aulanossa.blogspot.com). O teatro de sábado foi cancelado (e dinheiro devolvido) devido a baixa adesão.

- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Ditados (ou ditos, frases) Populares (por exemplo:"cão que late não morde", em um total de mais de vinte).

- Equipe do Clube Escola (Balneário) fez divulgação da virada esportiva, a ocorrer neste final de semana. Deixaram com o professor gibis promocionais/institucionais da Turma da Mônica (distribuirei no inicio da aula de amanhã - agitação de hoje fez cair no esquecimento, aliado aos atrasos da aula).

- Reescrita e ilustração dos ditados populares - poderia ser dos lidos, dos postos na lousa como sugestões, ou de algum outro conhecido. Para a maior parte da classe foi em grupos. Esse material fará parte dos livrinhos dos alunos, que serão montados no final do mês.

- Recreio.

- Geografia: leitura silenciosa e leitura compartilhada explicativa:
"Você é brasileiro" (pag. 32 e 33); "As cores do povo brasileiro" (pag. 35 e 36, com uso do miniglossário ali presente). Uma aluna achou interessante e perguntou sobre o significado do [...] no texto das páginas 35 e 36. Conversamos brevemente sobre diferenças nas falas regionais e sobre os quilombos. Como lição de casa: conversar com a família e registrar sobre o que é ser cidadão brasileiro.

- Confecção individual de desenhos para concurso de escolha da capa do caderno institucional da Prefeitura para o próximo ano. Inicialmente pouquíssimos alunos queriam participar, devido ao prêmio anunciado para o ganhador (visitas culturais em companhia do Sr. Prefeito). Mas ao verem a logomarca de um tradicional parque de diversões patrocinando o material institucional, mudaram de ideia (a grande maioria aderiu) - concluiremos amanhã.

- Sala de leitura (17h35), com a professora especialista.


========
NÃO DEU TEMPO, FICANDO PARA AMANHÃ:
- Correções individuais das duas lições de casa de matemática (de anteontem e de ontem);
- Matemática: frações (representação em figuras circulares, leitura - já estava adiada de ontem!);
- Entrega dos gibis promocionais da virada esportiva;
- Conclusão dos desenhos do concurso para capa do caderno.

Classe extremamente agitada, em parte porque alguns assim já chegaram, mas sem comprometer seriamente o andamento da aula (uma boa parte dos alunos esteve sintonizada com a proposta de aula).
=========
aulanossa.blogspot.com => transparência de nossas aulas, para que todos possam acompanhá-las. Consulte outros dias de aula, no menu à esquerda (Arquivos).