ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 8 de junho de 2010

08 de junho de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ - PROFESSOR HENRIQUE GAMBA, 08/06/2010 - 4ºB.

Antes da aula: ver descrição de ontem, dia 07/06/2010.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; comportamento de alguns alunos, que vem prejudicando a classe como um todo; o que é, de fato, função do professor e o que é função exclusiva da família (cada qual é autoridade SOMENTE em sua função); adultos que hoje têm seu emprego e sua profissão, quando alunos, aprenderam a conviver com limites, com o uso adequado da palavra NÃO; fixação na parede, leitura e comentário da frase ganhadora do congresso sobre vida sustentável: “Todo mundo  pensando em deixar um planeta melhor para nossos  filhos...  Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”

- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - O Guardião dos Portões, antecedida por breve recordação do capítulo lido ontem.

- Reescrita e ilustração (em grupos livres) de partes significativas de capítulos lidos (formarão os segundos livrinhos dos alunos). Duração da atividade: 30 minutos.

- Português: livro institucional, páginas 23 e 24 (dicas e correção coletiva). Assuntos: resenha de locais a serem visitados (Museu do Futebol e Espaço Catavento), tabela e gráfico sobre visitações mensais a museus paulistanos. Aproveitei para dar breves informações sobre a história do futebol no Brasil, passando por Charles Muller em Paranapiacaba.

- Recreio (09h15).

- Português: material institucional, páginas 25 até 27. Assunto: Localização desses museus a partir do Google Maps (orientei como eu procedia no ano passado, no computador com os alunos). Detalhe: ficamos apenas nas orientações e com "água na boca", pois nossa Escola não possui laboratório de informática educativa funcionando (mesmo se tivesse, não há acesso à internet). Páginas 27 até 29 (informações detalhadas desses dois museus, cálculo de gastos e opiniões pessoais). Para casa: ler atentamente as páginas 31 até 33, dando continuidade às atividades de hoje.

- Matemática: correção coletiva da lição de quarta feira.

- Momento livre, para quem concluísse as atividades do dia.

- Entrega e orientações sobre "ação entre amigos" em benefício coletivo da escola.

ESTA SEMANA TODA: TRAZER LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA (o mesmo em uso ontem e hoje).

NÃO DEU TEMPO, FICANDO PARA AMANHÃ: Matemática, multiplicação por dois algarismos (breve revisão) e introdução à divisão.

===========
ASPECTOS DA AULA:

Aula relativamente tranquila. Os alunos habitualmente agitados foram, de certa forma, isolados pela classe, em uma atitude louvável e positiva. Dessa forma, foram prejudicados isoladamente e caíram em si sobre suas atitudes negativas. Tomara que tenham tirado algo desse aprendizado.

Vale lembrar que essa atitude não foi excludente, mas educativa, uma vez que nem sempre aprende-se com falas e discursos, mas com vivências. Não foi fomentada e incentivada pelo professor, mas foi um exemplo claro de auto gestão grupal. E essa separação não foi física, mas do tipo "sai daqui com esse papo que agora eu quero participar da aula".
========

Conectado com o Professor João César

Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
 
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:

Follow  
profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==