CEU EMEF JAGUARÉ, 24/08/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula e organização da classe.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lenda do Boitatá.
4- Reescrita e ilustração - em grupos, por 35 minutos.
5- Português - material institucional, pag. 46 até 49 (tipos de notícias, de acordo com o público alvo).
6- Recreio (09h15).
7- Português: notícia, reportagem e público alvo - registro de informações.
8- Matemática: lição de casa, divisão (1057 por 5 e 2096 por 5).
9- Produção escrita individual: escrever uma notícia ou reportagem.
10- Momento livre.
Trazer amanhã: livro de Língua Portuguesa.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Readequação de alguns lugares na classe, para facilitar a formação de grupos. São 30 alunos e 6 fileiras, portanto 5 alunos em cada uma, para não sobrecarregar o espaço.
3- Nosso Folclore, Lenda do Boitatá (com vários detalhes). Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore
4- Os alunos escreveram sua versão para a lenda lida hoje - estavam em duplas e trios para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos, como preparação para ano que vem (quinto ano, cada aula dura 45 minutos). Conforme terminavam, podia ler livros livremente. Fizemos a experiência de um grupo grande (com seis alunos), mas os próprios alunos concluíram que grupo grande mais atrapalha do que ajuda (e foram saindo desse grupão).
5- Análise de capas de jornais (semanais, diários, locais, nacionais, de times e de categoria profissional). De acordo com o público é que a notícia é posta.
7- Registro escrito das conclusões: o que pode ser notícia para uma pequena comunidade pode não ser para um pais; o que pode ser notícia ou não, de acordo com o grau de interesse do público alvo do jornal. Diferenciação entre notícia e reportagem.
8- Retomaremos amanhã.
9- Escrita de notícia ou reportagem (individual), levando-se em conta elementos estudados hoje, bem como a lição de casa pesquisada.
10- Conforme terminavam a redação, podiam ficar à vontade no solário.
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, com colaboração da grande maioria. Poucos casos de tumulto, resolvidos no momento.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula e organização da classe.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lenda do Boitatá.
4- Reescrita e ilustração - em grupos, por 35 minutos.
5- Português - material institucional, pag. 46 até 49 (tipos de notícias, de acordo com o público alvo).
6- Recreio (09h15).
7- Português: notícia, reportagem e público alvo - registro de informações.
8- Matemática: lição de casa, divisão (1057 por 5 e 2096 por 5).
9- Produção escrita individual: escrever uma notícia ou reportagem.
10- Momento livre.
Trazer amanhã: livro de Língua Portuguesa.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Readequação de alguns lugares na classe, para facilitar a formação de grupos. São 30 alunos e 6 fileiras, portanto 5 alunos em cada uma, para não sobrecarregar o espaço.
3- Nosso Folclore, Lenda do Boitatá (com vários detalhes). Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore
4- Os alunos escreveram sua versão para a lenda lida hoje - estavam em duplas e trios para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos, como preparação para ano que vem (quinto ano, cada aula dura 45 minutos). Conforme terminavam, podia ler livros livremente. Fizemos a experiência de um grupo grande (com seis alunos), mas os próprios alunos concluíram que grupo grande mais atrapalha do que ajuda (e foram saindo desse grupão).
5- Análise de capas de jornais (semanais, diários, locais, nacionais, de times e de categoria profissional). De acordo com o público é que a notícia é posta.
7- Registro escrito das conclusões: o que pode ser notícia para uma pequena comunidade pode não ser para um pais; o que pode ser notícia ou não, de acordo com o grau de interesse do público alvo do jornal. Diferenciação entre notícia e reportagem.
8- Retomaremos amanhã.
9- Escrita de notícia ou reportagem (individual), levando-se em conta elementos estudados hoje, bem como a lição de casa pesquisada.
10- Conforme terminavam a redação, podiam ficar à vontade no solário.
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, com colaboração da grande maioria. Poucos casos de tumulto, resolvidos no momento.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==