ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

29 de novembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 29/11/2010 - 4ºB.


ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Rapunzel" (Contos de Grimm).
4- Geografia: Brasil - paisagens naturais e ação humana (pág. 62 em diante).
5- Recreio (09h15).
6- Finalização de atividades.
7- Educação Física (10h20).
8- Sala de leitura (11h05).
Dia 02/12 (5ª feira): Provas finais.


Rotina prevista - e cumprida (29/11/2010)
Rotina prevista - e cumprida (29/11/2010). Arquivo pessoal.


DETALHES RELEVANTES:


2- O que e como teremos. Informações sobre avaliações, faltas e compensação de ausências bem como eventos de fim de ano escolar.


3- Rapunzel é um conhecido conto da menina que ficava trancada na torre e tinha cabelos enormes.


4- Dividimos a aula em duas etapas: 1ª - registro escrito e conversa sobre as diferentes paisagens (natural e transformada); 2ª leitura e conversa, a partir da pág. 62 do livro (aprofundamos sobre o clima) - continuamos após o recreio (item 6). Lição de casa: leitura, em continuidade do assunto (pág. 71 até 73).


7 e 8 - Com respectivos Professores Especialistas.


ASPECTOS DA AULA:


Bem participada com muita responsabilidade e colaboração.


Em Geografia, ao estudarmos sobre as diferentes paisagens (natural e transformada), recordei com os alunos uma série de reportagens de uma emissora de TV sobre a qualidade das águas (onde a paisagem é natural a qualidade é melhor). Um aluno questionou que de nada adianta mostrar as coisas se não são resolvidas; expliquei que a emissora não tem poder de resolver, mas de mostrar as coisas, assim como eu também não tenho - mas todos nós, juntos, conscientes das coisas, podemos fazer algo. O Governo tem sua responsabilidade, mas nós também; quantos de nós (ou nossos vizinhos) ao invés de ligar seu esgoto na rede adequada, liga na rede de água de chuva - e dai vai direto para os rios e represas. Falamos também sobre algumas reportagens, em especial, uma sobre a urbanização de favelas. Um aluno recordou a série do ano passado, dessa mesma emissora, sobre os rios. O site para maiores informações: http://g1.globo.com/sao-paulo/flutuador/





Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
  
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto! 




==||==