ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

10 de setembro de 2013

Bandeiras no CEU Jaguaré. Reeduque o olhar, valorize a vida!
_____________________
4º ano B:

1- Acolhida, como de costume.
2- Meditação: "O Eclipse do Sol".
3- Sala de Leitura (07h45).
4- Educação Física (08h30).
5- Recreio (09h15).
6- Educação Física (09h35).
7- Natureza e Sociedade: bandeiras, história do Brasil e de São Paulo, de times históricos e significado de símbolos.

Roteiro do que foi conversado, hoje, a partir das atividades externas de ontem (observação das bandeiras e localização dos pontos cardeais):
  • Conversa sobre a origem e significado das cores das bandeiras.
  • Cada estrela, na bandeira do Brasil, lembra um estado.
  • Bandeira do estado nos ônibus intermunicipais ("propriedade" do Governo do Estado).
  • Bandeira do município: simbolo interno presente no uniforme, no material escolar e nos ônibus municipais ("propriedade" do Município).
  • Cores da bandeira do Brasil: lembram as cores da família real portuguesa (tornamo-nos "independentes" em 7 de setembro - recordação oral dessa data).
  • "Simbolo" interno da bandeira do município: ramo de café (riqueza da época), coroa (lembra a família real portuguesa), braço que indica a fortaleza e frase em latim ("não sou conduzido, conduzo", pois é uma cidade rica, a maior do Brasil, como lembraram alguns alunos).
  • Bandeira tem elementos históricos, representam uma época especial. Bandeiras representam países  estados, municípios e times (exemplo do remo na bandeira de um time centenário).
  • A partir das bandeiras, estudo da história da cidade a partir de dois times históricos (dos ferroviários versus dos italianos de uma importante fábrica).
  • Localização dos pontos cardeais, lembrando uma época na qual não existia GPS e quase ninguém se perdia.
_____________________

 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão  p/ celular) 

_