ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

18 de outubro de 2011

Rotina prevista (18/10/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!



CEU EMEF JAGUARÉ, 18/10/2011 - 4º ano B, sala 08.




FRASE DA SEMANA: "Quando falar com alguém, pense nessa pessoa como se fosse um espelho."
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1 - Acolhida.
2 - Leitura: "O Sábio e os Cegos".
3 - Atividades sobre a leitura.
4 - Curtograma.
5 - Recreio (09h15).
6 - Matemática: medidas de comprimento (recordação e medidas de objetos escolares).
7 - Natureza e Sociedade: exposição de trabalhos da terceira série (paisagens naturais - vegetações, por regiões do pais).
8 - Jogos Pedagógicos (formas geométricas e dominós temáticos - operações fundamentais e frases).


DETALHES:



1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula (o que e como teremos).



2- Leitura e conversa do texto "O Sábio e os Cegos", também conhecido como "Os Cegos e o Elefante" (sobre a parcialidade das pessoas em "ver" as coisas, partindo para julgamentos).




3- Atividades interpretativas, como na foto abaixo (parte feita coletivamente e parte feita individualmente):



4- Curtograma (o que curto e faço; o que curto e não faço; o que não curto e faço; o que não curto e faço) - alunos fizeram em grupos e, depois, montamos um painel na lousa (após o recreio):



5- Recreio.





6- Medidas de comprimento: recordação da unidade de medida, seus múltiplos e submúltiplos mais utilizados; medidas, em grupos, de objetos escolares (lápis, caneta, estojo e carteira), partes do corpo (dedo) e objetos pessoais (tênis).  Como lição de casa, medir objetos: (prato e mesa).


7- A convite da Professora, visitamos exposição da terceira série, sobre vegetações por regiões brasileiras (maquetes e explicação dos alunos), dentro de Natureza e Sociedade (paisagens naturais).




8- De volta à classe, em grupos, alunos curtiram os jogos pedagógicos: sólidos geométricos, dominós (frases, figuras geométricas, multiplicação e divisão).