ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

20 de outubro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 20/10/2009.

DIREITOS DAS CRIANÇAS - FAVOR VERIFICAR ESTES ARQUIVOS (abrem em nova tela):
1) Quadro Resumo do Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil).
2) Princípios da Declaração dos Direitos da Criança (Unicef/ONU).
3) Música "Direito da Criança" - letra e vídeo, clicando aqui.

ANTES DA AULA:
Alunos brincavam livremente, sem problemas aparentes, pelos pátios e quadras.

NA CLASSE:
Recebemos lousas devidamente limpas, bem como chão, mesa e carteiras. O armário, um pouco recuado do local original, indica que foi removido para uma limpeza minuciosa. Sobre o sumiço de nossos cartazes, o Coordenador Pedagógico retornou, por escrito, bilhete meu, estranhando o tal sumiço, o qual não corresponde ao ambiente pedagógico proposto pela Prefeitura e pela Escola, podendo ter sido um ato de vandalismo isolado - segundo o Coordenador.

Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada e ajudante do dia; confirmação de critérios para sorteio de alunos para a visita ao Planetário (deixei, mais de uma vez, bem clara minha postura de ser contra escolha de alunos para atividades extra-classe, uma vez que isso é contra os princípios de uma escola democrática, acessível a todos os alunos sem acepções). Conversa sobre as músicas que ouviremos ("Semente do Amanhã", que estou prometendo há semanas; "Direitos e Deveres", do Toquino, que está em nosso livro - letra bem completa, mas melodia bem lenta; "Direito da Criança", letra bem mais simples, mas ritmo bem envolvente; destas duas, escolheremos uma para trabalhar - na prática não deu tempo de ouvir a música composta por Toquinho). Nesta conversa saiu o fato de contextualizar a música "Direito da Criança" em seu histórico: lançada no final da década de 80 por uma apresentadora infantil, adepta (como todas de então) de se vestir com pouca roupa; hoje segue carreira como cantora gospel, ao contrário de uma outra, famosa por participar em um filme polêmico envolvendo menor de idade na década de 80 também. Falei, brevemente, sobre a unidade do nosso livro didático ("Direito de ter direitos", que resgata os direitos das crianças, dai a música do Toquinho posta ali), sobre a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, anterior e inspiradora de nosso Estatuto da Criança e do Adolescente, este válido somente no Brasil. Portanto, conversa longa, mas bem pertinente à aula, mesmo porque, uma dúvida chamou outra dúvida.

- Leitura compartilhada: retomada do texto "Para haver paz". Cada aluno, mesmo os que já tinham, receberam a seguinte cópia:

Para Haver Paz
Lao-Tsé (Filósofo Chinês, século VI a.C.)

Para haver paz no mundo,
deve haver paz nas nações.

Para haver paz nas nações,
deve haver paz nas cidades.

Para haver paz nas cidades,
deve haver paz entre vizinhos.

Para haver paz entre vizinhos,
deve haver paz em casa.

Para haver paz em casa,
deve haver paz no coração.


Lemos, verificamos que o autor parte do maior (mundo) para o menor (coração, pessoa) para dizer que a paz depende de cada um. Alguns observaram que o autor não citou estado e bairro,por serem espaços inexistentes naquele pais e naquela época (China, antes de Cristo), conforme concluímos após breve explicação histórica por minha parte.

- Atividade sobre a leitura: cada aluno, em duplas ou trios, elencou ao menos três motivos para haver paz, em sua opinião.

- Audição das músicas: "Semente do Amanhã" e "Direito da Criança". Não deu tempo de ouvir "Direitos e Deveres", uma vez que estávamos muito próximos do recreio.

- Recreio.

- Educação Física (16h05), com professor especialista.

- Português: registro da audição das duas músicas ("Semente do Amanhã" e "Direito da Criança"), verificação oral dos direitos contidos na letra da música "Direito da Criança"); leitura de texto jornalístico do livro didático, com breve histórico da Declaração dos Direitos (preocupação que surgiu após a Guerra Mundial, ao ver a situação das crianças). Como lição de casa, releitura desse texto junto à família e resposta pessoal à questão: para que servem os direitos humanos?

- Sorteio das vagas para a atividade extra-classe. Novamente, expliquei sobre o fato de estar fazendo uma coisa com a qual não concordo, por princípios democráticos.

Amanhã: trazer livro de Português.


Não deu tempo, ficando para amanhã: Matemática (retomar adição e subtração de numerais decimais).

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Aula tranquila, com momentos normais de agitação.
Todos participaram satisfatoriamente dos diversos momentos da aula.
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