ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 16 de março de 2010

16 de março de 2010

CEU EMEF J*, 16/03/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam tranquilamente pelo pátio, sem problemas. Muitos lanchavam. Vários ainda ficavam no corredor; poucos teimosos, nas classes.

Rotina:
Rotina Prevista - 16/03/2010
Rotina prevista, em 16/03/2010.

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de conferir a chamada ao fim da aula, para evitar "fugas" (como não há controle por crachás e catracas eletrônicas, fica difícil para a portaria do CEU fazer a triagem de quem está saindo na hora certa); autor e contexto do livro "O Pequeno Príncipe" que iniciaremos hoje, na leitura compartilhada.

- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 01.

- Levantamento das características do Pequeno Príncipe (em grupos), de acordo com o que cada aluno imagina dele - amanhã, após a leitura do cap. 02, faremos as comparações entre os perfis traçados hoje e o Pequeno Príncipe como descrito na leitura.

- Natureza e Sociedade (História): Jaguaré: dados históricos - leitura pausada, conversa explicativa, fotos do Relógio, da Igreja São José, da visão que se tem do Relógio e de um mapa antigo do bairro. Confira o texto em (abrem em nova tela): http://pazeduca.pro.br/jaguare/?page_id=72  ou  http://jaguaresp.blogspot.com/p/historia.html

- Recreio (09h15).

- Conclusão da leitura explicativa e registro de breve resumo, além de colar o texto base no caderno.

- Matemática: cálculo mental, introduzindo noções de expressões numéricas simples - atividade com auto correção.

- Atividades livres/ leitura livre.

=========
ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada pelos presentes - sete alunos faltaram.

Após o recreio vários alunos reclamaram de cólica e ânsia de vômito - vários voltaram para casa. Orientei para trazer sua própria água amanhã, evitar o bebedouro coletivo da escola, pois muitos alunos usam-no inadequadamente.

Para não prejudicar alunos que voltaram para casa (acompanhados por seus familiares, que foram chamados) optei por NÃO passar lição de casa, bem como retomar parte das atividades amanhã.
==========

Conectado com o Professor João César:


http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/


http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  
profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

=====|||||=====