CEU EMEF JAGUARÉ, 10/08/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Caipora e Comadre Florzinha.
4- Ilustração e reescrita - individual, em dupla ou trio. Duração: 40 minutos.
5- Matemática:medindo o tempo (pag. 40 - 41 do livro institucional).
6- Recreio (09h15).
7- Escola de Trânsito (sob responsabilidade do DETRAN, das 09h40 até as 10h40 no BEC).
8- Informes sobre visita à Bienal do Livro.
9- Matemática: lição de casa - livro pág. 42 - 43.
AMANHÃ: TRAZER LIVRO DE MATEMÁTICA.
NÃO DEU TEMPO, ficando para amanhã: Temperatura de nosso corpo (pag. 42 - 43, retomando a lição de casa); O clima na cidade de São Paulo (pag. 44 até 46).
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Em caso de passeios com vagas limitadas, no lugar do sorteio levaremos em conta os seguintes critérios: inexistência de ocorrências disciplinares graves (aquelas que ameaçam a segurança e integridade da pessoa e dos outros) e grau de interesse do aluno em participar do evento a ser visitado.
3- Dentro do Projeto Nosso Folclore, estamos seguindo a estrutura do livro de mesmo nome. No caso das assombrações, estamos lendo duas por dia. Acompanhe este projeto na página: http://pazeduca.pro.br/folclore
4- Como nas aulas anteriores, os alunos deram sua versão sobre essas duas assombrações, escrevendo e ilustrando (cada aluno fez a sua, dentro de seu grupo, o qual serviu de ajuda). No final todos esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos. Fixamos o tempo limite de 40 minutos para esta atividade, já como forma de preparação para o tempo de aula do ano que vem. Hoje delimitamos grupos de duas ou três pessoas - caso todos os integrantes do grupo tenham bom nível de relacionamento e colaboração, pode-se formar com até quatro alunos.
8- Bienal do Livro: dia 20/08, das 10h às 14h. Vagas: 20. Verificar interesse antes de pegar as autorizações amanhã - válidos os critérios informados no item 02 da rotina.
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada. Minoria tentou tumultuar em todos os momentos. Resolução "in locus".
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Caipora e Comadre Florzinha.
4- Ilustração e reescrita - individual, em dupla ou trio. Duração: 40 minutos.
5- Matemática:medindo o tempo (pag. 40 - 41 do livro institucional).
6- Recreio (09h15).
7- Escola de Trânsito (sob responsabilidade do DETRAN, das 09h40 até as 10h40 no BEC).
8- Informes sobre visita à Bienal do Livro.
9- Matemática: lição de casa - livro pág. 42 - 43.
AMANHÃ: TRAZER LIVRO DE MATEMÁTICA.
NÃO DEU TEMPO, ficando para amanhã: Temperatura de nosso corpo (pag. 42 - 43, retomando a lição de casa); O clima na cidade de São Paulo (pag. 44 até 46).
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Em caso de passeios com vagas limitadas, no lugar do sorteio levaremos em conta os seguintes critérios: inexistência de ocorrências disciplinares graves (aquelas que ameaçam a segurança e integridade da pessoa e dos outros) e grau de interesse do aluno em participar do evento a ser visitado.
3- Dentro do Projeto Nosso Folclore, estamos seguindo a estrutura do livro de mesmo nome. No caso das assombrações, estamos lendo duas por dia. Acompanhe este projeto na página: http://pazeduca.pro.br/folclore
4- Como nas aulas anteriores, os alunos deram sua versão sobre essas duas assombrações, escrevendo e ilustrando (cada aluno fez a sua, dentro de seu grupo, o qual serviu de ajuda). No final todos esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos. Fixamos o tempo limite de 40 minutos para esta atividade, já como forma de preparação para o tempo de aula do ano que vem. Hoje delimitamos grupos de duas ou três pessoas - caso todos os integrantes do grupo tenham bom nível de relacionamento e colaboração, pode-se formar com até quatro alunos.
8- Bienal do Livro: dia 20/08, das 10h às 14h. Vagas: 20. Verificar interesse antes de pegar as autorizações amanhã - válidos os critérios informados no item 02 da rotina.
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada. Minoria tentou tumultuar em todos os momentos. Resolução "in locus".
Outros detalhes, não descritos, verificar na própria rotina (falam por si).
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==