ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

11 de fevereiro de 2011

Rotina prevista (11/02/2011). Arquivo pessoal.
Importante: este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos, mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 11/02/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (corrigida, de acordo com o que ocorreu).
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O sonho dos ratos".
4- Reescrita e ilustração (em grupos, por 40 minutos).
5- Dinâmica: o que há do outro lado de nossa porta (em grupos).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: tabela e gráfico.
8- Recreação semanal (11h05, no pátio).

• As sextas feiras não há lição de casa, para que o aluno tenha oportunidade de curtir seu fim de semana. A lição de casa de ontem será corrigida semana que vem, por ocasião de seu assunto (divisão).
• Hoje os alunos receberam o material escolar integralmente, o qual deverá ser guardado e usado com responsabilidade. Os cadernos deverão ser postos na reserva - nada de abandonar o caderno atual antes dele terminar.

DETALHES:

2- Conversa sobre a aula: o aluno tem direito de saber como será nosso dia de aula, seus detalhes. Aproveitei para informar sobre o tipo de foto que é publicada neste blog: somente das atividades e do que é posto na lousa, jamais dos alunos. Aprofundei, com eles, os cuidados com a internet: nada de colocar nossas fotos pessoais (risco de montagens e usos criminosos) e nunca fornecer seus dados pessoais (não temos certeza de quem está do outro lado do computador, pode ser um desconhecido passando-se por conhecido). A internet é como a rua: passa todo tipo de gente. Da mesma forma que não abrimos a porta de casa a desconhecidos, não devemos passar detalhes pela internet. Palavras chave desta conversa: privacidade, segurança e cuidado.

3- Continuando com o livro "Estórias de Bichos", de Rubem Alves, acompanhamos "O sonho dos ratos": o inimigo comum (gato) leva os ratos a superarem suas diferenças. Mas quando os ratos mais fortes tomam conta do queijo, transformam-se em gatos. Afinal, enquanto o queijo sonhado cresce quando comido, o queijo real diminui. Após a leitura, uma prévia do próximo texto.

4- Reescrita e ilustração. Cada aluno, dentro de seu grupo de trabalho, deu sua versão do texto lido, além de ilustrá-lo. O tempo foi de 40 minutos (acrescidos de dez, por conta da entrega do material escolar). Quem não terminou, teve a oportunidade de levar para casa e trazer na próxima aula. Todo esse material formará os livrinhos dos alunos, dai a necessidade da margem na folha, como explicado diariamente. 

5- Dinâmica em grupos, mas com registros individuais. O que desejamos ter do lado de dentro de nossa porta (da porta da sala de aula), levando-se em conta bens materiais (coisas de usar) e sentimentos. Cada aluno desenhou uma porta e fez sua lista de desejo dentro. Por fim, formamos um painel, fixado na parede após o recreio:

7- Matemática. Deixamos a divisão (com a correção da lição de casa) para semana que vem e tratamos, na aula de hoje, de tabelas e gráficos, com seus passos - retomaremos futuramente com temas diferentes. Assunto: alunos do 4ºB:

8- Recreação semanal, no pátio, antecedida de combinados. Todos colaboraram de forma maravilhosa, permitindo um ótimo ambiente de brincadeira e descontração. De volta à classe (para pegar o material), elogios e votos de ótimo fim de semana, expandido aos familiares.