ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

27 de fevereiro de 2012


Rotina prevista (27/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 27/02/2012 -  4ª série B, sala 08.

Rotina:

1- Acolhida.
2- Leitura: "O Pequeno Príncipe", cap. 05.
3- Painel: nossos problemas (baobás) e soluções - em grupos.
4- Matemática: tabelas e gráficos - etapas
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: tabelas e gráficos - tema: alunos em grupos e alunos sem grupos.
7- Biblioteca (10h40 até 11h20): leituras em grupos.
8- Lição de casa: retomada de endereço e CEPs; pontos de referências.

Detalhes:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula.

2- No capítulo 05 de "O Pequeno Príncipe", acompanhamos o drama dos baobás em planetas pequenos, dai a necessidade de não ser preguiçoso e arranca-los assim que nascem.

3- Quais são os nossos "baobás" na escola - aquilo que, se não for arrancado, cresce e toma conta de nosso "mundinho"? Levantamento individual, em grupos e possíveis soluções. Claro que conversamos sobre o baobá enquanto planta, que deve ser preservado, mas aqui trata-se de uma comparação entre baobás e problemas que crescem, se não forem arrancados.

4- Recordamos as etapas do estudo de tabelas e gráficos, a partir do levantamento dos alunos que formaram grupos hoje e os que não formaram - esse foi o tema de nosso gráfico, que foi retomado e concluido após o recreio (item 06). confira na foto abaixo, bem como nas fotos do item 6:

5- Recreio.

6- Retomada de tabelas e gráficos - veja detalhes no ítem 4, acima, e nas fotos abaixo:

7- Biblioteca: animada leitura em grupos. Os alunos estavam tão animados, que nem percebemos o tempo passar, estourando em 10 minutos - bom sinal!

8- Como lição de casa, retomamos uma mais antiga (sobre endereço e CEP), verificamos quem não tinha feito ainda e acrescentamos o registro de algum ponto de referência (foram dados vários exemplos). Tudo isso será retomado na aula de amanhã, com a verificação, em grupos, no mapa do bairro, continuando, assim, estudo iniciado na aula de sexta feira passada:

 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão para celular)