ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de setembro de 2009

Emef. Mal. E. R., 4ºB, 11/09/2009.


ANTES DA AULA:
Alunos brincando alegremente na hora da entrada, sem aparentes problemas.
Rapaz que vendia kits multimidia ontem do lado de fora da escola, estava hoje também.



NA CLASSE:
Recebemos a lousa de trás absolutamente limpa (ontem à tarde, professora de Artes pusera um bilhete sobre a sujeira da lousa - deu resultado). A lousa da frente estava com lição de matemática.


Rotina:

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula (o que e como teremos; em função das oficinas, não faremos hoje a reescrita da leitura compartilhada; como o professor de Informática está ausente, desceremos para o laboratório, dividindo a aula ali em duas partes: blogs do professor João e blog do professor de informática; subindo, em sala de aula concluiremos os trabalhos das oficinas).

- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Parlendas (a leitura será retomada nas aulas de amanhã e de segunda feira).

- Informática Educativa, com o prof. João (14h15). Primeira parte: blog aulanossa.blogspot.com (apresentação do blog, suas funções, ferramentas e links; deste blog, acesso ao jaguaresp.blogspot.com, para ver a situação do bairro em imagens). Segunda parte: blog espiridiao.blogspot.com (navegação livre nas atividades ali propostas pelo professor de informática, bem como nos links de jogos que ele postou ali).

- Conclusão dos trabalhos das oficinas de embalagens.

- Recreio.

- Escolha do trabalho representante da classe. Elaboração de critérios: numeração de trabalhos prontos (total de 9, um grupo não trouxe o seu), visita aos trabalhos de toda classe (5 minutos), votação (na cédula, cada aluno vota em dois trabalhos diferentes, para que possa votar em outro além do seu), apuração simples (vence quem tem maior número de votos; segundo turno, em caso de empate). Eleição (voto secreto em cédula, vota-se em dois trabalhos diferentes). Apuração.
Resultado:
TRABALHO: VOTOS:
01___________ 15
02 ___________02
03 ___________07
04 ___________12
05 ___________03
06 ___________02
07 ___________05
08 ___________04
09 ___________04
Nulos________ 05 (votou em um, mais de um; escreveu nome ou não deu para ler os números)
Brancos:______ 00

O trabalho vencedor foi levado, por suas autoras, para a diretoria, a fim de competir com os das outras classes amanhã. Os demais trabalhos foram convidados a serem expostos em nossa Mostra Cultural, a realizar-se em 28/11, porque todos estavam ótimos e devem ser valorizados, uma vez que cada aluno deu o máximo de si nestas duas semanas.

- Português: etapas para leitura e atividades com texto jornalístico: o grupo escolhe um leitor. Conversam sobre o texto e anotam sobre assunto, lugar, pessoas ou entidades envolvidas, conclusão e fonte. Como estavam todos aparentemente cansados, optamos por fazer isso nas próximas aulas (amanhã -leitura; e segunda feira - registro).

- Recreação semanal.

- Encerramento da aula: organização da classe, votos de bom final de semana.

===============
NÃO DEU TEMPO:
- Correção de matemática.
- Leitura e trabalho com texto jornalístico.
==============
Alunos agitados, mas aula bem participada e ativa.
Recreio mais tranquilo, segundo os alunos.
Deixamos para próxima oportunidade a conversa com alunos e alunas envolvidos em brincadeiras bobas.
=============