ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 2 de março de 2011

02 de março de 2011

Rotina prevista (02/03/2011). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado! No lado direito da foto, logo após abaixo da rotina: quadriculado explicativo da atividade de reescrita.


CEU EMEF JAGUARÉ, 02/03/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (corrigida, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Verdura? Não! Aprendendo sobre NUTRIÇÃO".
4- Reescrita e ilustração (em duplas ou trios, por 40 minutos).
5- Informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Sala de informática (09h35).
8- Matemática: retomada da aula de ontem (situação problema) e numerais.

Como todos colaboraram, nosso tempo rendeu. Por isso, após Matemática, adiantamos parte da aula de amanhã, com ilustração sobre o Carnaval - o que significa para cada um.

DETALHES:

2- O que e como teremos.

3- Da Coleção Valores: "Verdura? Não! Aprendendo sobre NUTRIÇÃO". Diálogo entre duas meninas: a primeira tinha um tipo de alimentação rico em doces e massas; a segunda ensinou para a primeira as vantagens de uma alimentação equilibrada. Acrescentei alguns detalhes sobre classificação de alimentos (construtores, energéticos e reguladores), bem como algumas vitaminas e as cores dos alimentos - tudo isso retomaremos de forma sistemática na aula de Natureza e Sociedade brevemente.

4- Reescrita e ilustração, por 40 minutos. Optamos por duplas e trios (estava previsto ser individualmente). Cada aluno contou sobre como se alimenta e o que considera uma alimentação saudável. Esse material entrará nos livrinhos individuais dos alunos, mas também terá continuidade durante as aulas correspondentes à alimentação e nutrição. Conversamos, brevemente, sobre a função do nutricionista, bem como sobre as refeições servidas na escola (equilibradas e correspondentes às necessidades dos alunos).

5 e 7- Com respectivos Professores Especialistas.

8- Em Matemática retomamos o assunto da lição de casa de ontem, pois na correção individual nos cadernos percebi que muitos alunos tiveram dificuldades. Deixei claro que minha função é ajudar os alunos em suas dificuldades. Logo em seguida, montamos uma tabela de escrita de numerais: pelas unidades, pelas dezenas e pelas centenas. Os alunos poderão consultar essas tabelas sempre, em suas dúvidas. Atividades de fixação (representar numerais em formas numéricas - correção individual). Lição de casa: o inverso da lição de classe (escreva como se lê).
Acima: retomada da lição de casa; tabela de Matemática. Abaixo: atividades de fixação e lição de casa.

Todos colaboraram, tornando nosso ambiente muito agradável e produtivo, a ponto de adiantar parte da aula prevista para amanhã (veja informação logo após a rotina, no começo desta publicação).

Por ocasião da tabela de numerais, informei brevemente sobre o novo acordo ortográfico, pois  "cinquenta" perdeu ¨.