ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 26 de abril de 2011

26 de abril de 2011

Rotina prevista (26/04/2011). Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiuscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 26/04/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Prova Bimestral Integrada.
3- Projeto Inglês.
4- Recreio (09h15).
5- Continuação da Prova.
6- Eleição do Grêmio.
7- Conversa sobre a aula.
8- Comentário da Prova.
9- Lição de casa: Informática (na folha).
10- Momento livre.
AMANHÃ: Livro de Matemática.

DETALHES:

2- A Prova Bimestral Integrada foi aplicada em duas versões: versão comum, destinada a maior parte dos alunos; versão simplificada, adaptada para alunos com dificuldades (tamanho da letra, mudança de palavras para mais fáceis, opção de assinalar algumas questões etc) - após todos os alunos terem concluído a prova, inclusive os faltosos, os dois modelos serão publicados neste blog. Por que uma prova integrada? Porque na vida cotidiana as coisas ocorrem juntas como, por exemplo, nas compras (lemos rótulos e placas, fazemos cálculos de preços e trocos).

3- Projeto Inglês, brilhantemente conduzido por alunos da oitava série. Hoje: numerais.

5- Conclusão da prova, aplicada agora pela Coordenadora Pedagógica, enquanto o Professor atendia uma educadora de uma importante entidade educativa (essa visita estava agendada há meses, para tratar da inclusão escolar, bandeira defendida fortemente pelo Professor, quando ocorre de forma correta).

6- Eleição do Grêmio Escolar, por meio de uma urna eletrônica (na verdade um programa especial instalado em um computador da Sala de Informática).

7- Conversa sobre a aula, neste momento no qual registramos a rotina.

8- Comentário sobre a prova: questão por questão, com verificação do grau de facilidade, para aprimorar próximas edições.

9- Orientações sobre a lição de casa, solicitada pela Professora da Sala de Informática: endereço dos alunos, para ser utilizado exclusivamente para guiar o trajeto casa-escola no Google Maps (os alunos levaram um roteiro para ser completado, em folha, para facilitar o uso na aula de amanhã).

10- Momento livre, para descontração da classe.

Entre a primeira parte da prova e o Projeto Inglês fizemos breve relaxamento.

A grande maioria dos alunos contribuiu para um ambiente calmo e uma aula tranquila.