ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

14 de maio de 2010

CEU EMEF J*, 14/05/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam livremente, sem problemas e com muita alegria; boa parte formou fila adequadamente.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de não transformar a eventualidade de chegar atrasado em hábito diário (sempre os mesmos alunos chegam atrasados todos os dias).

- Leitura compartilhada: "Lenda Japonesa" - veja mais abaixo o texto na íntegra (em "anexo único").

- Conversa coletiva sobre o texto, lembrando fatos cotidianos de provocações e reações por parte de cada um de nós. Veio em conversa a questão dos tipos de crimes (contra pessoas e contra bens) e penas alternativas - a classe mostrou-se muito interessada com suas perguntas.

- Relato escrito sobre alguma situação, vivenciada ou vista, relacionada à provocação e respectiva reação (em grupos livres, mas cada aluno formulou seu relato no caderno).

- Material institucional de Matemática (páginas 09 e 11): ordens crescente e decrescente; sinais maior que (>;); e menor que (<) - atividades coletivas e individuais (dentro dos grupos), com auto correção.

- Recreio (09h15).

- Comunicado, por parte da Senhora Gestora, sobre necessidade dos alunos comparecerem nas oficinas neste sábado e domingo (alguns foram convocados por escrito; os outros foram convidados a comparecerem, a fim de conhecerem e, eventualmente fazerem suas inscrições). Antes, porém, eu havia divulgado na lousa a programação da Virada Cultural, conforme no site: http://redelapa.ning.com/events/virada-cultural-programacao (abre em nova tela).

- Finalização dos livrinhos (em grupos livres): encadernação e últimos detalhes das capas. Alunos puderam levar para casa, a fim da família ver sua produção, devolvendo segunda feira (alguns optaram por já deixar no armário, para evitar extravios).

- Recreação semanal (11h05), no pátio.

Trazer livro de Matemática na segunda feira.

=============
ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada, apesar da agitação progressiva por parte de grande número de alunos, o que atrasou a ida à recreação.

Nenhum problema no pós recreio (filas e uso do banheiro).

==============
ANEXO ÚNICO - TEXTO: "Lenda Japonesa"

Era uma vez um grande samurai que vivia perto de Tóquio. Mesmo idoso, se dedicava a ensinar a arte Zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
 
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali.  Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.


O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.  Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.  Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.  No final do dia, sentindo-se já exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se. 


E os alunos, surpresos, perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.


– Se alguém chega ate você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? 


– A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.

– O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem o carregava consigo.  A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir...

=========


Conectado com o Professor João César
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:
http://cotidianoescolar.blogspot.com/

Follow  
profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:
pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==