CEU EMEF J*, 14/05/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam livremente, sem problemas e com muita alegria; boa parte formou fila adequadamente.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de não transformar a eventualidade de chegar atrasado em hábito diário (sempre os mesmos alunos chegam atrasados todos os dias).
- Leitura compartilhada: "Lenda Japonesa" - veja mais abaixo o texto na íntegra (em "anexo único").
- Conversa coletiva sobre o texto, lembrando fatos cotidianos de provocações e reações por parte de cada um de nós. Veio em conversa a questão dos tipos de crimes (contra pessoas e contra bens) e penas alternativas - a classe mostrou-se muito interessada com suas perguntas.
- Relato escrito sobre alguma situação, vivenciada ou vista, relacionada à provocação e respectiva reação (em grupos livres, mas cada aluno formulou seu relato no caderno).
- Material institucional de Matemática (páginas 09 e 11): ordens crescente e decrescente; sinais maior que (>;); e menor que (<) - atividades coletivas e individuais (dentro dos grupos), com auto correção.
- Recreio (09h15).
- Comunicado, por parte da Senhora Gestora, sobre necessidade dos alunos comparecerem nas oficinas neste sábado e domingo (alguns foram convocados por escrito; os outros foram convidados a comparecerem, a fim de conhecerem e, eventualmente fazerem suas inscrições). Antes, porém, eu havia divulgado na lousa a programação da Virada Cultural, conforme no site: http://redelapa.ning.com/events/virada-cultural-programacao (abre em nova tela).
- Finalização dos livrinhos (em grupos livres): encadernação e últimos detalhes das capas. Alunos puderam levar para casa, a fim da família ver sua produção, devolvendo segunda feira (alguns optaram por já deixar no armário, para evitar extravios).
- Recreação semanal (11h05), no pátio.
Trazer livro de Matemática na segunda feira.
=============
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, apesar da agitação progressiva por parte de grande número de alunos, o que atrasou a ida à recreação.
Nenhum problema no pós recreio (filas e uso do banheiro).
==============
Antes da aula: alunos brincavam livremente, sem problemas e com muita alegria; boa parte formou fila adequadamente.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de não transformar a eventualidade de chegar atrasado em hábito diário (sempre os mesmos alunos chegam atrasados todos os dias).
- Leitura compartilhada: "Lenda Japonesa" - veja mais abaixo o texto na íntegra (em "anexo único").
- Conversa coletiva sobre o texto, lembrando fatos cotidianos de provocações e reações por parte de cada um de nós. Veio em conversa a questão dos tipos de crimes (contra pessoas e contra bens) e penas alternativas - a classe mostrou-se muito interessada com suas perguntas.
- Relato escrito sobre alguma situação, vivenciada ou vista, relacionada à provocação e respectiva reação (em grupos livres, mas cada aluno formulou seu relato no caderno).
- Material institucional de Matemática (páginas 09 e 11): ordens crescente e decrescente; sinais maior que (>;); e menor que (<) - atividades coletivas e individuais (dentro dos grupos), com auto correção.
- Recreio (09h15).
- Comunicado, por parte da Senhora Gestora, sobre necessidade dos alunos comparecerem nas oficinas neste sábado e domingo (alguns foram convocados por escrito; os outros foram convidados a comparecerem, a fim de conhecerem e, eventualmente fazerem suas inscrições). Antes, porém, eu havia divulgado na lousa a programação da Virada Cultural, conforme no site: http://redelapa.ning.com/events/virada-cultural-programacao (abre em nova tela).
- Finalização dos livrinhos (em grupos livres): encadernação e últimos detalhes das capas. Alunos puderam levar para casa, a fim da família ver sua produção, devolvendo segunda feira (alguns optaram por já deixar no armário, para evitar extravios).
- Recreação semanal (11h05), no pátio.
Trazer livro de Matemática na segunda feira.
=============
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, apesar da agitação progressiva por parte de grande número de alunos, o que atrasou a ida à recreação.
Nenhum problema no pós recreio (filas e uso do banheiro).
==============
ANEXO ÚNICO - TEXTO: "Lenda Japonesa"
Era uma vez um grande samurai que vivia perto de Tóquio. Mesmo idoso, se dedicava a ensinar a arte Zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.
O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final do dia, sentindo-se já exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se.
E os alunos, surpresos, perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.
– Se alguém chega ate você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?
– A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.
– O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem o carregava consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir...
=========
Conectado com o Professor João César
Projeto Paz Educa:
pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==