CEU EMEF J*, 15/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas, apesar de mais agitados que o normal. A maior parte dos alunos formou filas em momento adequado.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas, apesar de mais agitados que o normal. A maior parte dos alunos formou filas em momento adequado.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; inicio de trabalho sobre bullying, a partir da leitura compartilhada, passando pela vivência de cada um e a reportagem exibida ontem, na tv, sobre o assunto (pesquisa entre estudantes mostra que a maior parte já presenciou algum tipo de bullying - se é que não praticou ou foi vítima). Possíveis formas de evitar: encarar o problema de frente, não dar mais poder a alguém do que aquele que todo mundo já possui, dialogar, mostrar suas incomodações.
- Leitura compartilhada: "O Macaco Zombador" (D.P.):
Havia um macaco que adorava pregar peças nos outros bichos.
Se via um coelho, puxava-lhe as orelhas e, fugindo, gritava:
– Ó, orelhudo!
Se se encontrava com a girafa, mangava dela, chamando-a de "pescoçuda". Gozava do jacaré que, para ele, era "bocudo"; da coruja, que era "zoiúda"; da raposa, que era "peluda"; do papagaio, que era "linguarudo". Desrespeitava até o rei da floresta, o leão, chamando-o de "cabeludo".
Os animais resolveram, um dia, dar-lhe uma lição. Convidaram o macaco para participar de uma reunião e o leão explicou:
– Na floresta, somos todos diferentes e cada um é um. Esta é a nossa riqueza. Aqui ninguém é mais, ninguém é menos. Somos como Deus nos criou. Se não nos respeitamos, só resta a guerra e não haverá mais paz.
Fonte: livro "Sabedoria da vida - histórias que ensinam", Itamar Vian, Ed. Santuário, pág. 17.
http://pazeduca.pro.br/texto/?p=89 (abre em nova tela)
http://pazeduca.pro.br/texto/?p=89 (abre em nova tela)
- Atividades sobre o texto e sobre o bullying:
1) Leitura compartilhada do texto;
2) Conversa coletiva sobre o assunto da leitura;
3) Comparação do assunto da leitura com o bullying (essa floresta poderia ser nossa escola);
4) Quadro de personagens do texto e como foram provocados:
Coelho = orelhudo
Girafa = pescoçuda
Jacaré = bocudo
Coruja = "zoiúda"
Raposa = peluda
Papagaio = linguarudo
Leão = cabeludo
5) Fala do leão: respeito como condição para a paz.
6) Em grupos (opcional) escrever sobre alguma violência (provocação, agressão ou ameaça) vista ou vivenciada - sem citar nomes, apenas situações.
- Matemática: multiplicação por dois algarismos (com número "subindo").
- Recreio (09h15).
- Educação Física (09h35) na quadra coberta, com a professora especialista.
- Matemática: continuação e auto correção (a auto correção é momento importante de fixação de conceitos, bem como oportunidade de tirar dúvidas - não basta acertar ou errar, o importante é saber porque acertou ou errou).
- PROERD (11h05).
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ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada e sem nenhum tipo de problema.
Nas atividades relacionadas ao bullying vários alunos relataram suas experiências nesse sentido.
Nenhum problema no pós recreio.
DIVULGAÇÃO DAS NOVAS DATAS DE AVALIAÇÕES FORMAIS:
Português e Matemática: 27/04;
Natureza e Sociedade: 29/04.==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
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