ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

19 de novemro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 19/11/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincavam livremente pelos pátios e quadras, sem problemas aparentes.

NA CLASSE:
Recebemos lousas limpas.

Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; grupos; chamada e ajudante do dia; significado das bandeiras (ver mais abaixo) e do feriado em alguns municípios amanhã.

- Leitura compartilhada de um texto do livro trazido pela aluna J.: Sabedoria dos antigos (livro), O menino que virou onça (texto escolhido pela aluna) - esse livro resgata quatro textos da tradição indígena (os termos aqui já passamos para o português, mediante vocabulaŕio que o livro possui no final).

- Artes (14h15), com professora especialista.

- Matemática: Relógio analógico: resgate do significado de cada ponteiro, da história dos quartos de horas e badaladas de sinos, significado do ponteiro das horas (que lê os números correspondentes às horas) e ponteiro dos minutos (que "lê" cada número como se fossem grupos de cinco), sistema do relógio (hexadecimal) comparado com o nosso sistema decimal, comparação com os graus da circunferência (que também usam esse sistema, um aluno emprestou seu transferidor), confecção (em grupos) de um mostrador (dobrando o círculo duas vezes, para localizar os quartos de hora, marcando-os [3,6,9 e 12], os outros números fizemos por aproximação), demonstração em um relógio real que cada volta do ponteirão (60 pontos, de 0 a 59) determina o avanço do ponteirinho em um número (uma hora).

- Recreio.

- Dia da consciência negra: leitura e conversa sobre um texto desse assunto, colagem do mesmo no caderno, quem foi Zuimbi (o que fez, os quilombos etc -resgatamos conversa antiga sobre esses fatos, já vistos este ano) , conversa sobre contribuições culturais africanas (dança, música,, culinária etc), levantamento em grupos de preconceitos e racismos ainda praticados no Brasil (situações vistas ou vividas).

- Recreação semanal.

- Despedida e votos de bom fim de semana.

Deixamos para semana que vem trabalho sobre o Dia da Bandeira: sua história, sua confecção e seu hino - no começo da aula falamos que cada bandeira representa seu povo, seu time de futebol, por exemplo; então, a bandeira brasileira representa nós.


===========
Aula muito tranquila e bem participada.
===========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Destinado somente a Educadores, Educandos e respectivos familiares; mensagens anônimas serão ignoradas.