ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

17 de setembro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 17/09/2009.

ANTES DA AULA:
Tivemos uma reunião para conversar com as famílias dos alunos dos quartos anos com problemas de aprendizagem. Do 4ºB eram cinco famílias convocadas. Apenas uma apareceu (12h00).

Na entrada, os alunos estavam menos agitados do que ontem, brincando livremente pelos pátios.


NA CLASSE:
Recebemos as lousas escritas: a da frente com lições de matemática; a de trás com pequenos escritos dos alunos da manhã.

Combinei com a professora de Artes (que leciona de 5ª feira para o 4ºB e de 6ª feira para a turma de oitava série que usa esta mesma sala) a possibilidade de criarmos um painel de intercâmbio entre as turmas, usando-se da lousa de trás.


Rotina (registrada após oração e escolha do desenho):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Escolha do único desenho pronto do concurso da capa do caderno. Inicialmente, pelo fato de não havermos concluido ontem, marquei de terminar na aula de hoje. Mas como havia certa pressa em se repassar apenas um desenho por classe no dia de hoje para os órgãos centrais, tivemos que optar em escolher pelo único desenho pronto e pintado. Na última aula de hoje os alunos puderam concluir seus desenhos, mas já sem participar do concurso.

- Conversa sobre a aula: chamada, ajudante do dia, o que e como teremos; não obrigatoriedade de registrar, mas postos na lousa, blogs de referências de nossas aulas e das aulas de informática.

- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Superstições ou Simpatias (do tipo "desenhar um sol espanta chuva", em numero de mais de vinte).

- Artes (14h15) com professora especialista.

- Retomada da leitura das simpatias, registro de algumas delas na lousa. Escolha destas - ou de outras conhecidas e reescrita com ilustração (em grupos) - material formará livrinhos dos alunos.

- Recreio.

- Conclusão da reescrita.

- Matemática: frações (retomada de numerador e denominador; leitura - denominador até dez). Correção individual das duas lições de casa anteriores sobre frações. Atividades práticas. Auto correção. Lição de casa: representar em frações e escrever como se lê (2/6 e 3/9).

- Entrega dos gibis institucionais que o balneário deixou ontem por ocasião da Parada Esportiva (não deu tempo de distribuir ontem).

- Conclusão dos desenhos agora não mais do concurso.


============
Aula agitada, mas melhor participada do que ontem.
Amanhã: trazer tesouras para recortarmos frações em círculos (como fizemos com o retângulo, tempos atrás).
Combinamos sobre recreação de amanhã (tranquilidade, calma, respeito e alegria).
===========
aulanossa.blogspot.com
Consulte outros dias de aula, no índice à esquerda (Arquivos).