CEU EMEF JAGUARÉ PROFESSOR HENRIQUE GAMBA, 28/05/2010 - 4ºB.
Antes da aula: como de costume.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; homenagens a pessoas por meio de nomes de escolas e ruas (informei aos alunos quem foi o Professor Gamba, bem como quem foi Kenkit Shimomoto e Henrique Dumont Villares - em SP pessoas em destaque e já falecidas podem ser homenageadas dessa forma e quando não a conhecemos podemos ir em busca de informações sobre elas).
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - o resgate do Homem de Lata (antes, recordamos os capítulos já lidos).
- Escrita e ilustração do que cada aluno achou de significativo nos capítulos já lidos de "O Mágico de Oz" (em grupos).
- Natureza e Sociedade (Ciências): O Corpo Humano - reprodução. Retomada da página 165, lida ontem, sobre as características da adolescência (por sexo e em comum a ambos).
- Recreio (09h15).
- Natureza e Sociedade (Ciências): continuação.
- Matemática: correção coletiva da página 31 do material institucional (o exercício 1D ficou para próxima aula).
- Recreação semanal (11h05), no pátio.
==============
ASPECTOS DA AULA:
Alunos bem interessados e participantes. Os pouquíssimos problemas disciplinares foram resolvidos por meio do diálogo.
Deixei claro, novamente, que minha função é docente: dar aula e esclarecer dúvidas - e isso não é perda de tempo, como um aluno disse que era. Perda de tempo é o desvio de função muito comum: chamar a atenção, esperar o silêncio, separar brigas.
Antes da aula: como de costume.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; homenagens a pessoas por meio de nomes de escolas e ruas (informei aos alunos quem foi o Professor Gamba, bem como quem foi Kenkit Shimomoto e Henrique Dumont Villares - em SP pessoas em destaque e já falecidas podem ser homenageadas dessa forma e quando não a conhecemos podemos ir em busca de informações sobre elas).
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - o resgate do Homem de Lata (antes, recordamos os capítulos já lidos).
- Escrita e ilustração do que cada aluno achou de significativo nos capítulos já lidos de "O Mágico de Oz" (em grupos).
- Natureza e Sociedade (Ciências): O Corpo Humano - reprodução. Retomada da página 165, lida ontem, sobre as características da adolescência (por sexo e em comum a ambos).
- Recreio (09h15).
- Natureza e Sociedade (Ciências): continuação.
- Matemática: correção coletiva da página 31 do material institucional (o exercício 1D ficou para próxima aula).
- Recreação semanal (11h05), no pátio.
==============
ASPECTOS DA AULA:
Alunos bem interessados e participantes. Os pouquíssimos problemas disciplinares foram resolvidos por meio do diálogo.
Deixei claro, novamente, que minha função é docente: dar aula e esclarecer dúvidas - e isso não é perda de tempo, como um aluno disse que era. Perda de tempo é o desvio de função muito comum: chamar a atenção, esperar o silêncio, separar brigas.
========
Conectado com o Professor João César
Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
Projeto Paz Educa:
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==