ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

28 de maio de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ PROFESSOR HENRIQUE GAMBA, 28/05/2010 - 4ºB.

Antes da aula: como de costume.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; homenagens a pessoas por meio de nomes de escolas e ruas (informei aos alunos quem foi o Professor Gamba, bem como quem foi Kenkit Shimomoto e Henrique Dumont Villares - em SP pessoas em destaque e já falecidas podem ser homenageadas dessa forma e quando não a conhecemos podemos ir em busca de informações sobre elas).

- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - o resgate do Homem de Lata (antes, recordamos os capítulos já lidos).

- Escrita e ilustração do que cada aluno achou de significativo nos capítulos já lidos de "O Mágico de Oz" (em grupos).

- Natureza e Sociedade (Ciências): O Corpo Humano - reprodução. Retomada da página 165, lida ontem, sobre as características da adolescência (por sexo e em comum a ambos).

- Recreio (09h15).

- Natureza e Sociedade (Ciências): continuação.

- Matemática: correção coletiva da página 31 do material institucional (o exercício 1D ficou para próxima aula).

- Recreação semanal (11h05), no pátio.

==============
ASPECTOS DA AULA:

Alunos bem interessados e participantes. Os pouquíssimos problemas disciplinares foram resolvidos por meio do diálogo.

Deixei claro, novamente, que minha função é docente: dar aula e esclarecer dúvidas - e isso não é perda de tempo, como um aluno disse que era. Perda de tempo é o desvio de função muito comum: chamar a atenção, esperar o silêncio, separar brigas.

========

Conectado com o Professor João César

Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
 
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:

Follow  
profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==