CEU EMEF JAGUARÉ - PROFESSOR HENRIQUE GAMBA, 10/06/2010 - 4ºB.
Antes da aula: ver comentários de dias anteriores.
Rotina (registrada antes da oração):
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.
- PROERD (07h45): Avaliação individual.
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - A Maravilhosa Cidade de Esmeralda do Mágico de Oz - 2ª Parte (Oz se manifesta de formas diferentes a cada um - cabeça, bela jovem, fera e bola de fogo, e pede a mesma coisa a todos: destruição da Bruxa Malvada).
- Recreio (09h15).
- Teatro (ver mais abaixo, em "aspectos da aula").
- Comentários coletivos sobre o teatro.
NÃO DEU TEMPO de ter ensaio, devido ao atraso do teatro.
=============
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada. Alunos que atrapalham constantemente colaboraram com o bom andamento da aula.
Entre uma atividade e outra, alunos puderam ficar livres, mas com Respeito e Responsabilidade (RR). Não ocorreu nenhum tipo de problema.
Apesar de estarmos antes das 10h aguardando a abertura do teatro, este só foi aberto por volta das 10h15, pondo os alunos em alvoroço e causando alguns acidentes, além de cancelar o ensaio da festa junina (que estava agendado para as onze horas).
Fico devendo o nome da peça e a sinopse da peça assistida. Mas a mesma prendeu a atenção de todos e resgatou tradições nordestinas (músicas, devoções) e a viagem que muitos fazem para a grande cidade, deixando para trás amigos de infância. A peça foi finalizada ao som do Trenzinho Caipira, de Heitor Villa Lobos (resgatei esses detalhes com os alunos na classe, inclusive citando composições do imortal Luiz Gonzaga - retomaremos na segunda feira com mais tempo).
===============
Antes da aula: ver comentários de dias anteriores.
Rotina (registrada antes da oração):
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.
- PROERD (07h45): Avaliação individual.
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - A Maravilhosa Cidade de Esmeralda do Mágico de Oz - 2ª Parte (Oz se manifesta de formas diferentes a cada um - cabeça, bela jovem, fera e bola de fogo, e pede a mesma coisa a todos: destruição da Bruxa Malvada).
- Recreio (09h15).
- Teatro (ver mais abaixo, em "aspectos da aula").
- Comentários coletivos sobre o teatro.
NÃO DEU TEMPO de ter ensaio, devido ao atraso do teatro.
=============
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada. Alunos que atrapalham constantemente colaboraram com o bom andamento da aula.
Entre uma atividade e outra, alunos puderam ficar livres, mas com Respeito e Responsabilidade (RR). Não ocorreu nenhum tipo de problema.
Apesar de estarmos antes das 10h aguardando a abertura do teatro, este só foi aberto por volta das 10h15, pondo os alunos em alvoroço e causando alguns acidentes, além de cancelar o ensaio da festa junina (que estava agendado para as onze horas).
Fico devendo o nome da peça e a sinopse da peça assistida. Mas a mesma prendeu a atenção de todos e resgatou tradições nordestinas (músicas, devoções) e a viagem que muitos fazem para a grande cidade, deixando para trás amigos de infância. A peça foi finalizada ao som do Trenzinho Caipira, de Heitor Villa Lobos (resgatei esses detalhes com os alunos na classe, inclusive citando composições do imortal Luiz Gonzaga - retomaremos na segunda feira com mais tempo).
===============
Como amostra do Trenzinho Caipira, seguem três vídeos: o primeiro com a música orquestrada (contendo desenhos animados); no segundo, a música é cantada; já o terceiro, um coral infanto juvenil interpreta de forma linda a versão cantada. Confira:
Link original: http://www.youtube.com/watch?v=1F59ZyO3rLs
Link original: http://www.youtube.com/watch?v=N5M6zlruNKA
Link original: http://www.youtube.com/watch?v=r22RFfRg6iM
========
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==