ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

16 de novembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 16/11/2010 - 4ºB.


ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 75 e 76.
4- Matemática: porcentagem, desconto e multa.
5- Recreio (09h15).
6- Trabalho sobre Convivência.
7- Momento livre.
Quinta feira, dia 18, montaremos nossos livrinhos.


Rotina Prevista (16/11/2010)
Rotina Prevista - e cumprida (16/11/2010). Arquivo Pessoal.




DETALHES RELEVANTES:


2- O que e como teremos.


3- Estamos nos últimos capítulos de Reinações de Narizinho. O Burro Falante faz amizade com Tia Nastácia. Agora, Dona Benta está acompanhando os netos ao Reino das Fábulas, a fim de conhecer o Senhor de La Fontaine. Mas, como veremos amanhã, Pedrinho errou na dose do pó de Pirlimpimpim e foram parar em outro lugar.


4- Finalizamos o assunto com atividades e auto correção, antecedidas de breve recordação.


6- Retomamos os textos "O Macaco Zombador", bem como "As Penas da Galinha". Brincamos de "telefone sem fio", a fim de mostrar-mos que cada pessoa que conta algo sobre alguém, quase sempre dá sua versão dos fatos. Conversamos sobre CONVIVÊNCIA e, em grupo, foram respondidas as questões: como está nossa convivência? o que está bom? o que precisa mudar? como mudar? - as respostas formaram um painel na lousa.




ASPECTOS DA AULA:


Provavelmente por causa da chuva que cai desde a madrugada, apenas dezoito alunos compareceram (pouco mais da metade da classe).


Aula bem participada, com colaboração e responsabilidade.


Como no painel (ver item 6) apareceu como resposta do que há de bom o fato da paciência do professor, esclareci a diferença entre COMPETÊNCIA e PACIÊNCIA, por meio do exemplo: você participou da aula e tem dúvida, devo ter a COMPETÊNCIA de ajudar; você não participou adequadamente da aula e ficou com dúvida, não tenho a obrigação de ter PACIÊNCIA em explicar (se bem que o faço, mas não teria obrigação). Ou seja: COMPETÊNCIA é OBRIGAÇÃO, PACIÊNCIA é algo a mais.


Essa questão será retomada outras vezes, uma vez que se mistura muito obrigação com o que não é. A obrigação do professor "é dar aula", tudo o mais será consequência, não prioridade - senão faz-se tudo o que seria competência de outros, menos "dar aula" (competência docente). Nenhum outro profissional assume competências alheias no lugar das suas - tente isso com um médico, um advogado ou um policial, por exemplo.






Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
  
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto! 




==||==