ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31 de agosto de 2011

Rotina prevista (31/08/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 31/08/2011 - 4º ano B, sala 08.


FRASE DA SEMANA: "Se eu quero a paz, paz devo fazer!"
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "Nosso Folclore" - Promessas.
3- Reescrita e ilustração (individual/duplas, 40 minutos).
4- Educação Física (08h30).
5- Recreio (09h15).
6- Informática (09h35).
7- Natureza e Sociedade (Geografia): Mapas históricos do Brasil e dimensões do território brasileiro.
8- Matemática: Frações Próprias e Impróprias.
AMANHÃ: Hora da Leitura Semanal - tragam livros para ler.


DETALHES:


1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula: o que e como teremos; ajudante do dia; sacolinha do Projeto Leitura.


2- Continuamos, no Projeto Nosso Folclore, com as Promessas - foram lidas 9, e os alunos escolheram as que foram registradas na lousa:


 
3- Reescrita e ilustração,em duplas (mas cada aluno fez sua atividade) - esse material formará os livrinhos dos alunos. Cada um ficou livre para escrever sobre a versão que conhecia da lenda.
 
 
4- Com o Professor Especialista.
5- Recreio.


6- Com a Professora Especialista.


7- Através dos mapas do livro recordamos principais momentos da História do Brasil (Colônia, Império e República) visualizando a expansão do território brasileiro e sua divisão política (capitanias hereditárias, províncias e estados); conversamos também sobre o papel dos bandeirantes (pontos positivos e negativos). Por fim verificamos os pontos extremos do território brasileiro. Registramos breve resumo, como abaixo:


8- Em Matemática recordamos tipos de frações. Como muitos alunos faltaram (forte chuva na madrugada e hora da entrada), optamos em adiar a correção das lições de casa (de ontem e anteontem) para amanhã - para não acumular ainda mais, optamos em não ter lição de casa hoje. Veja abaixo o que registramos, em Matemática, no caderno: