ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

20 de maio de 2010

CEU EMEF J*, 20/05/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; a maior parte não formou filas no momento oportuno.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; autorizações para exame de vistas; confirmação de nomes de alunos que pretendem dançar na festa junina.

- Leitura compartilhada: "Quatro personagens" (Todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém)

Esta é uma história de quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM NINGUÉM e
QUALQUER UM.

Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria.

QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fêz.

ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO.

TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.

Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.



- Registro escrito do texto da leitura (cópia); breve conversa e escrita sobre algum fato qualquer que poderia ser resolvido por qualquer pessoa mas, além de não resolvido,foi motivo de críticas (atividade em grupos livres, mas cada aluno fez o registro individual, a partir de suas experiências).

- Exame de vistas para diagnóstico de glaucoma, autorizado por escrito pelas famílias e realizado por equipe médica.

- Início da correção coletiva da pág. 14 (lição de casa) do material institucional de matemática.

- Recreio (09h15).

- Educação Física (09h35), com o professor especialista, na quadra aberta.

- Continuação da correção da pág. 14 (matemática) e inicio da pag. 15 (cálculo mental) - retomaremos amanhã.

- PROERD (11h05).

==========
ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, sem problemas. Poucos e isolados casos de indisciplina foram resolvidos com diálogo.

========

Conectado com o Professor João César

Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
 
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:

Follow  
profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||== 
Conectado com Professor Joao Cesar
Comunicação pela rede, mas comunicação entre pessoas também! Cartaz divulgado durante a aula.