CEU EMEF J*, 20/05/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; a maior parte não formou filas no momento oportuno.
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; autorizações para exame de vistas; confirmação de nomes de alunos que pretendem dançar na festa junina.
- Leitura compartilhada: "Quatro personagens" (Todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém)
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; a maior parte não formou filas no momento oportuno.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; autorizações para exame de vistas; confirmação de nomes de alunos que pretendem dançar na festa junina.
- Leitura compartilhada: "Quatro personagens" (Todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém)
Esta é uma história de quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, NINGUÉM e
QUALQUER UM.
Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria.
QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fêz.
ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.
Fonte (abre em nova tela): http://www.contandohistorias.com.br/historias/2004302.php
- Registro escrito do texto da leitura (cópia); breve conversa e escrita sobre algum fato qualquer que poderia ser resolvido por qualquer pessoa mas, além de não resolvido,foi motivo de críticas (atividade em grupos livres, mas cada aluno fez o registro individual, a partir de suas experiências).
- Exame de vistas para diagnóstico de glaucoma, autorizado por escrito pelas famílias e realizado por equipe médica.
- Início da correção coletiva da pág. 14 (lição de casa) do material institucional de matemática.
- Recreio (09h15).
- Educação Física (09h35), com o professor especialista, na quadra aberta.
- Continuação da correção da pág. 14 (matemática) e inicio da pag. 15 (cálculo mental) - retomaremos amanhã.
- PROERD (11h05).
==========
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, sem problemas. Poucos e isolados casos de indisciplina foram resolvidos com diálogo.
========
Conectado com o Professor João César
Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
Projeto Paz Educa:
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Comunicação pela rede, mas comunicação entre pessoas também! Cartaz divulgado durante a aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário