CEU EMEF J*, 23/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam, animadamente, sem problemas; grande parte dos alunos formou filas no momento adequado.
Antes da aula: alunos brincavam, animadamente, sem problemas; grande parte dos alunos formou filas no momento adequado.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; esclarecimentos sobre as provas (o que terá e como - quem participa das aulas, tem os cadernos em ordem e acompanha as auto correções, não tem com o que se preocupar); quando montaremos nossos livrinhos (03/05, terça feira, dia em que ficamos juntos mais tempo - montaremos os livrinhos, faremos capa e contra capa, encadernação).
- Leitura compartilhada: "A cobra e o vaga lume":
Era uma vez uma cobra que perseguia um vaga-lume que nada mais fazia do que simplesmente brilhar.
Ele fugia rápido com medo da feroz predadora, e a cobra nem pensava em desistir.
Fugiu um dia, dois dias ...
No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:
– Posso fazer três perguntas?
– Pode – respondeu a cobra, que completou dizendo – não costumo abrir esse precedente
para ninguém, mas já que vou devorá-lo, pode perguntar.
– Pertenço à sua cadeia alimentar?
– Não.
– Fiz alguma coisa a você?
– Não.
– Então, por que você quer me comer?
– Porque não suporto ver você brilhar.
HARB FILHO, Padre François. "Momentos ... Mensagens para a vida". São Paulo: Editora Salesiana, 2003. pág. 117-118.
Disponível também no livro: "Contos que encantam. 100 histórias que educam para a vida". São Paulo: Editora Mundo e Missão, 20006. pág 60.
Sites (abrem em nova tela): http://pazeduca.pro.br/texto/?p=67
http://textosmeditativos.blogspot.com/2005/11/cobra-e-o-vaga-lume.html
Disponível também no livro: "Contos que encantam. 100 histórias que educam para a vida". São Paulo: Editora Mundo e Missão, 20006. pág 60.
Sites (abrem em nova tela): http://pazeduca.pro.br/texto/?p=67
http://textosmeditativos.blogspot.com/2005/11/cobra-e-o-vaga-lume.html
- Conversa sobre o assunto da leitura (inveja) e atividade em grupos (escrita de caso de inveja, vivenciado ou visto).
- Matemática: auto correção das lições dos dias 19 e 20 de abril - a auto correção serve para fixar conhecimentos e tirar dúvidas (não adianta ter certo ou errado no caderno, se não se sabe porque acertou ou errou - da quinta série em diante raramente professores farão correções individuais nos cadernos).
- Recreio (09h15).
- Matemática: revisão (adição, subtração, multiplicação e situação problema) com auto correção (não deu tempo de corrigir somente a situação problema).
- Atividades recreativas externas com respeito e responsabilidade (11h05), no pátio, pois a brinquedoteca estava em uso.
- Despedida e votos de ótimo fim de semana (aos alunos e familiares).
==============
Datas das provas (para quem ainda não anotou):
27/04 = Português e Matemática.
29/04 = Natureza e Sociedade.
=============
ASPECTOS DA AULA:
Vários alunos ausentes (cerca de 08).
Alunos presentes participaram ativamente e sem quaisquer problemas.
Destaque especial à recreação no pátio: muita alegria, responsabilidade e nenhum problema (todos entenderam que brincar é alegria e não confusão).
Nenhum problema também no pós recreio.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====