ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

23 de abril de 2010

CEU EMEF J*, 23/04/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam, animadamente, sem problemas; grande parte dos alunos formou filas no momento adequado.


Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; esclarecimentos sobre as provas (o que terá e como - quem participa das aulas, tem os cadernos em ordem e acompanha as auto correções, não tem com o que se preocupar); quando montaremos nossos livrinhos (03/05, terça feira, dia em que ficamos juntos mais tempo - montaremos os livrinhos, faremos capa e contra capa, encadernação).

- Leitura compartilhada: "A cobra e o vaga lume":

     Era uma vez uma cobra que perseguia um vaga-lume que nada mais fazia do que simplesmente brilhar.
   
     Ele fugia rápido com medo da feroz predadora, e a cobra nem pensava em desistir.

     Fugiu um dia, dois dias ...

     No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:

     – Posso fazer três perguntas?

     – Pode – respondeu a cobra, que completou dizendo – não costumo abrir esse precedente
para ninguém, mas já que vou devorá-lo, pode perguntar.

     – Pertenço à sua cadeia alimentar?

     – Não.

     – Fiz alguma coisa a você?

     – Não.

     – Então, por que você quer me comer?

     – Porque não suporto ver você brilhar.

HARB FILHO, Padre François. "Momentos ... Mensagens para a vida". São Paulo: Editora Salesiana, 2003. pág. 117-118.

Disponível também no livro: "Contos que encantam. 100 histórias que educam para a vida". São Paulo: Editora Mundo e Missão, 20006. pág 60.

Sites (abrem em nova tela): http://pazeduca.pro.br/texto/?p=67   
http://textosmeditativos.blogspot.com/2005/11/cobra-e-o-vaga-lume.html

- Conversa sobre o assunto da leitura (inveja) e atividade em grupos (escrita de caso de inveja, vivenciado ou visto).

- Matemática: auto correção das lições dos dias 19 e 20 de abril - a auto correção serve para fixar conhecimentos e tirar dúvidas (não adianta ter certo ou errado no caderno, se não se sabe porque acertou ou errou - da quinta série em diante raramente professores farão correções individuais nos cadernos).

- Recreio (09h15).

- Matemática: revisão (adição, subtração, multiplicação e situação problema) com auto correção (não deu tempo de corrigir somente a situação problema).

- Atividades recreativas externas com respeito e responsabilidade (11h05), no pátio, pois a brinquedoteca estava em uso.

- Despedida e votos de ótimo fim de semana (aos alunos e familiares).

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Datas das provas (para quem ainda não anotou):

27/04 = Português e Matemática.
29/04 = Natureza e Sociedade.


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ASPECTOS DA AULA:

Vários alunos ausentes (cerca de 08).

Alunos presentes participaram ativamente e sem quaisquer problemas.

Destaque especial à recreação no pátio: muita alegria, responsabilidade e nenhum problema (todos entenderam que brincar é alegria e não confusão).

Nenhum problema também no pós recreio.

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