CEU EMEF JAGUARÉ, 23/07/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "As penas da galinha".
4- Natureza e Sociedade: Comunicação - o que há de belo e devemos comunicar.
5- Recreio (09h15).
6- Elementos da Comunicação.
7- Matemática: divisão.
8- Recreação semanal.
DETALHES RELEVANTES:
2- Aproveitando que esta semana estamos conversando sobre os vários aspectos da comunicação, falamos hoje sobre comunicação e segurança (uso seguro da internet, facilidade em identificar as pessoas pelo nº IP, segurança da senha, nunca fornecer informações pessoais e chamar um adulto ao menor sinal de perigo); comunicação e coisas belas (só se dá notícia de coisa ruim, devemos descobrir e divulgar coisas belas também, pois elas existem).Retomamos e conversamos sobre a síntese daquilo que devemos melhorar na comunicação para vivermos melhor (devolutiva do que vimos ontem).
3- "As penas da galinha" - texto sobre a calúnia e a impossibilidade de se resgatar o bom nome de alguém, um grave problema de comunicação (tema desta semana). Texto disponível em (abre em nova tela): http://salvemaria.sites.uol.com.br/penas.htm
4- "Quais são as coisas belas e como devemos comunicá-las".
1ª ETAPA: conversa em grupos e registro individual.
2ª ETAPA: painel coletivo, a partir das observações dos grupos - ver em anexo, mais abaixo.
3ª ETAPA: conversa sobre cada item levantado (dificuldade que tiveram em localizar coisas positivas, pois estão acostumados somente com o lado negativo da vida; depois que o professor lembrou alguns fatos, a classe ficou à vontade para completar o painel, na segunda etapa).
6- Elementos da comunicação (os básicos): emissor, mensagem e receptor - conceituação e exemplos práticos. Quando a comunicação é prejudicada, verificando cada um desses elementos.
7- Correção da lição de casa de ontem (divisão), duas contas semelhantes hoje (com correção coletiva).
8- Recreação semanal:
1ª PARTE (a mais longa, cerca de 30 minutos): jogos livres na pracinha do campo de bocha.
2ª PARTE (mais breve, cerca de 05 minutos): no pátio da escola, nos mosaicos pintados no chão (jogos diversos como, por exemplo, amarelinha).
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, com alegria, entusiasmo e responsabilidade.
Poucos alunos formaram filas (na entrada e no recreio), mas isso não prejudicou o andamento e tranquilidade da aula, uma vez que entraram em sala de aula tranquilos e pontuais.
Expliquei sobre a reunião de pais (receberam bilhete sobre ela): parte com a escola toda (informações gerais), parte com o professor na classe (informações individuais nas fichas - mostrei como são essas fichas e quais informações que elas trazem, me comprometi em mostra-las aos alunos no dia seguinte ao da reunião - os conceitos já havia mostrado nos dias anteriores - tudo em particular e individual em minha mesa, a fim de garantir a privacidade de cada um).
No momento de recreação semanal fomos à pracinha do campo de bocha (que fica atrás do BEC) e os alunos divertiram-se livremente (futebol, voleibol, corrida, subir em árvores - alguns perguntaram sobre elas, uma ótima aula de ciências). Apenas dois se estranharam perto do final, discutindo e se agredindo, mas perceberam seu inconveniente e voltaram à calma (ambos têm costume de se estranharem quase que diariamente). Nos momentos finais, voltamos à escola (estavam cansados, muitos com sede e vontade de usar o banheiro) e brincamos nos brinquedos pintados no piso do pátio.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "As penas da galinha".
4- Natureza e Sociedade: Comunicação - o que há de belo e devemos comunicar.
5- Recreio (09h15).
6- Elementos da Comunicação.
7- Matemática: divisão.
8- Recreação semanal.
DETALHES RELEVANTES:
2- Aproveitando que esta semana estamos conversando sobre os vários aspectos da comunicação, falamos hoje sobre comunicação e segurança (uso seguro da internet, facilidade em identificar as pessoas pelo nº IP, segurança da senha, nunca fornecer informações pessoais e chamar um adulto ao menor sinal de perigo); comunicação e coisas belas (só se dá notícia de coisa ruim, devemos descobrir e divulgar coisas belas também, pois elas existem).Retomamos e conversamos sobre a síntese daquilo que devemos melhorar na comunicação para vivermos melhor (devolutiva do que vimos ontem).
3- "As penas da galinha" - texto sobre a calúnia e a impossibilidade de se resgatar o bom nome de alguém, um grave problema de comunicação (tema desta semana). Texto disponível em (abre em nova tela): http://salvemaria.sites.uol.com.br/penas.htm
4- "Quais são as coisas belas e como devemos comunicá-las".
1ª ETAPA: conversa em grupos e registro individual.
2ª ETAPA: painel coletivo, a partir das observações dos grupos - ver em anexo, mais abaixo.
3ª ETAPA: conversa sobre cada item levantado (dificuldade que tiveram em localizar coisas positivas, pois estão acostumados somente com o lado negativo da vida; depois que o professor lembrou alguns fatos, a classe ficou à vontade para completar o painel, na segunda etapa).
6- Elementos da comunicação (os básicos): emissor, mensagem e receptor - conceituação e exemplos práticos. Quando a comunicação é prejudicada, verificando cada um desses elementos.
7- Correção da lição de casa de ontem (divisão), duas contas semelhantes hoje (com correção coletiva).
8- Recreação semanal:
1ª PARTE (a mais longa, cerca de 30 minutos): jogos livres na pracinha do campo de bocha.
2ª PARTE (mais breve, cerca de 05 minutos): no pátio da escola, nos mosaicos pintados no chão (jogos diversos como, por exemplo, amarelinha).
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, com alegria, entusiasmo e responsabilidade.
Poucos alunos formaram filas (na entrada e no recreio), mas isso não prejudicou o andamento e tranquilidade da aula, uma vez que entraram em sala de aula tranquilos e pontuais.
Expliquei sobre a reunião de pais (receberam bilhete sobre ela): parte com a escola toda (informações gerais), parte com o professor na classe (informações individuais nas fichas - mostrei como são essas fichas e quais informações que elas trazem, me comprometi em mostra-las aos alunos no dia seguinte ao da reunião - os conceitos já havia mostrado nos dias anteriores - tudo em particular e individual em minha mesa, a fim de garantir a privacidade de cada um).
No momento de recreação semanal fomos à pracinha do campo de bocha (que fica atrás do BEC) e os alunos divertiram-se livremente (futebol, voleibol, corrida, subir em árvores - alguns perguntaram sobre elas, uma ótima aula de ciências). Apenas dois se estranharam perto do final, discutindo e se agredindo, mas perceberam seu inconveniente e voltaram à calma (ambos têm costume de se estranharem quase que diariamente). Nos momentos finais, voltamos à escola (estavam cansados, muitos com sede e vontade de usar o banheiro) e brincamos nos brinquedos pintados no piso do pátio.
ANEXO ÚNICO: PAINEL COLETIVO COM AS IDEIAS DOS GRUPOS SOBRE O TEMA: "QUAIS SÃO AS COISAS BELAS E COMO DEVEMOS COMUNICÁ-LAS"
COISAS BELAS:
- Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Melhora do comportamento da classe.
- Amizade, paz, amor, união.
- Volta do futebol no Brasil (os campeonatos) com o fim da Copa do Mundo.
- Namoro.
COMO COMUNICÁ-LAS:
- Poesia.
- Música.
- Respeitando.
- Danças.
- Movimentos.
- Tocar.
- Teatro.
- Beijando.
- Escrita (hora da escrita).
- Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Melhora do comportamento da classe.
- Amizade, paz, amor, união.
- Volta do futebol no Brasil (os campeonatos) com o fim da Copa do Mundo.
- Namoro.
COMO COMUNICÁ-LAS:
- Poesia.
- Música.
- Respeitando.
- Danças.
- Movimentos.
- Tocar.
- Teatro.
- Beijando.
- Escrita (hora da escrita).
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==