CEU EMEF JAGUARÉ, 05/08/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lobisomem e Pisadeira (assombrações).
4- Reescrita e ilustração (40 minutos).
5- Matemática: algumas atividades da prova de ontem (dúvidas, dificuldades).
6- Recreio (09h15).
7- Educação Física (prevista para 09h35).
8- Redação: Segurança no Trânsito.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos; detalhes do Projeto Nosso Folclore; detalhes comparativos entre as provas institucionais (Prova da Cidade e Prova SP).
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lobisomem e Pisadeira (assombrações).
4- Reescrita e ilustração (40 minutos).
5- Matemática: algumas atividades da prova de ontem (dúvidas, dificuldades).
6- Recreio (09h15).
7- Educação Física (prevista para 09h35).
8- Redação: Segurança no Trânsito.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos; detalhes do Projeto Nosso Folclore; detalhes comparativos entre as provas institucionais (Prova da Cidade e Prova SP).
3- Dentro do Projeto Nosso Folclore, estamos seguindo a estrutura do livro de mesmo nome. No caso das assombrações, estamos lendo duas por dia. Acompanhe este projeto na página: http://pazeduca.pro.br/folclore
4- Em grupos, os alunos deram sua versão sobre essas duas assombrações, escrevendo e ilustrando (cada aluno fez a sua, dentro de seu grupo, o qual serviu de ajuda). No final todos esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos. Fixamos o tempo limite de 40 minutos para esta atividade, já como forma de preparação para o tempo de aula do ano que vem - todos deram conta do tempo, muitos terminaram na metade desse tempo.
5- Selecionamos alguns exercícios da prova de ontem, envolvendo gráficos e tabelas (deixamos os problemas para amanhã).. Após o recreio e a Ed. Física, a lição de casa solicitada foi sobre medidas (medir o caderno, o lápis e o apontador) - aproveitei para introduzir o uso da régua (centimetros e milimetros) e falar o que faremos amanhã (cada grupo medirá algo na sala, usando a fita métrica).
8- Conversamos sobre a segurança no trânsito (que não depende somente do motorista, mas também do pedestre), em especial, sobre o trânsito no entorno do CEU. Cada aluno escreveu sua redação - faremos a escolha das melhores, para premiação, semana que vem, por ocasião de uma atividade sobre trânsito, que será realizada no Bloco Cultural do CEU.
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada e tranquila.
Em vários momentos alguns alunos tentaram tumultuar a aula, com atitudes aparentemente combinadas (gritaria, simulação de discussão e agressão), mas lembrei que os atrasos de conteúdo que tivemos no primeiro semestre foram decorrentes dessas interversões inoportunas. Como disse várias vezes uma colega nossa aqui em classe, tem coisa que se traz de casa (no caso, a educação, a postura), o que defendo em todos os locais nos quais atuo (classe e igreja). A classe entendeu muito bem a situação, não correspondendo às atitudes negativas desses poucos alunos, os quais tentaram tumultuar outros ambientes da escola (transito entre a Ed. Física e a classe, por exemplo).
A classe está de parabéns por sua atitude responsável e madura, mostrando que está interessada em aula de qualidade, não dando valor para as interrupções por indisciplina. Até mesmo uma aluna observou que, ao mesmo tempo em que eu usava um tom de voz ríspido para com os desordeiros, consegui me dirigir à classe com voz tranquila, o que prova que o problema não é a classe, mas alguns alunos que não estão a fim de fazer o bom uso de sua inteligência.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==