ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

24 de novembro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 24/11/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincavam nos pátios e quadra, sem problemas aparentes.

NA CLASSE:
Recebemos lousa da frente limpa; a de trás, como deixamos ontem, com pequenos rabiscos mal apagados.

Rotina (registrada antes da oração).

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada e ajudante do dia.

- Leitura compartilhada: "Síndrome do Sapo" - retomada de ontem, para levantarmos, coletivamente, os problemas dos quais devemos pular fora antes que nos dominem - assim como o sapo deveria pular fora antes de ser cozido na água que estava esquentando. Confira o texto em (abre em nova tela): http://textosmeditativos.blogspot.com/2009/11/sapo-fervido.html
Problemas levantados pela classe: BRIGA, BAGUNÇA e FALTA DE RESPEITO.

- Símbolos Nacionais: leitura, em grupos, de texto informativo, sobre breve histórico de bandeiras que o Brasil teve, bem como o Hino à Bandeira.

- Educação Física, com professor especialista, adiantada para 15horas, devido ameaça de temporal.

- Recreio.

- Símbolos Nacionais:
1) Leitura, em grupos, de texto sobre a história da Bandeira Nacional - retomada.
2) Leitura da letra do Hino à Bandeira.
3) Símbolos Nacionais = representam nosso pais:
a) Bandeira Nacional.
b) Hino Nacional.
c) Armas Nacionais.
d) Selo Nacional. - foram mostrados em livro/enciclopédia.
4) Significado das cores da Bandeira Nacional (segundo a tradição):
a) Amarelo = matas, natureza.
b) Amarelo = riquezas.
c) Azul = céu e águas (rios etc).
d) Branco = paz. (falou-se também da frase "Ordem e Progresso", bem como o significado das estrelas [ cada uma representa um estado] que estavam no céu do Rio de Janeiro na noite da Proclamação da República).
Essas cores (verde a amarelo) são as mesmas que representavam a família imperial brasileira.
5) Dia da Bandeira = 19/11.
Veja o texto lido em grupo, sobre a história das bandeiras, clicando aqui (abre em nova tela)

- Matemática: Expressões numéricas envolvendo adição, subtração e multiplicação - atividades e auto correção (em grupos). Lição de casa: a)15X3-2X1 b)13-2X2.

Amanhã: trazer livro de CIÊNCIAS.

=======
NÃO DEU TEMPO, FICANDO PARA AMANHÃ:
Auto correção da lição de casa de matemática;
Ciências: Sistema Solar - leitura.

Aula bem participada e tranquila, exceto quando começou a chuva após o recreio(ficaram agitados).
=======
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Destinado somente a Educadores, Educandos e respectivos familiares; mensagens anônimas serão ignoradas.