ANTES DA AULA:
Alunos em apenas um pátio, pois o tempo estava chuvoso - e os alunos extremamente agitados.
SALA DE AULA:
Recebemos a lousa de trás limpa, a da frente apagada às pressas; o cartaz sobre a gripe suína foi arrancado da parede (deixaram apenas as fitas adesivas penduradas).
Rotina (registrada antes da oração):
- Oração (não obrigatória) ou silêncio.
- Conversa sobre a aula: chamada, ajudante, o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Fórmulas de escolha (versinhos usados em brincadeiras).
- Reescrita e ilustração (em grupos), escolhendo as fórmulas lidas, ou outras conhecidas - esse material elaborado pelos alunos fará parte dos livrinhos, a serem confeccionados no final de setembro.
- Matemática: Frações (conceituação, a partir de folha com sucessivas dobras em partes iguais). Conforme dobrávamos, fazíamos a representação na lousa e caderno: 1/2, 1/4 e 1/8.
- Recreio.
- Matemática, continuação. Significado do "número de baixo" (em quantas partes dividimos a folha inteira) e do "número de cima" (quantas dessas partes foram pegues) - ainda não denominamos oficialmente, nem passamos para a leitura; apenas lemos as frações já formadas. Como lição de casa, ilustrações a serem convertidas em frações: 2/3 e 2/4. Todo tempo insistimos que a fração (ou pedaços de tamanhos iguais) são partes menores de uma coisa inteira.
- Português: Texto Jornalístico: leitura em duplas e levantamento de: tema, assunto, local, pessoas ou entidades envolvidas, conclusão (como o assunto é colocado no final do texto) e fonte. Durante essa atividade, passei entre os grupos mostrando as fotos legendadas sobre o que estava sendo tratado no texto. Esse texto é um resumo em uma página do texto trabalhado sábado (que tinha quatro páginas e foi dificil trabalhar, quer pelo tamanho, quer pelo fato de haver apenas uma cópia para cada grupo grande).
Localize o texto e as imagens, consultando o anexo de nossa aula hoje, mais abaixo.
- Educação Física (17h35), com o professor especialista, em local fechado, por causa do tempo chuvoso.
===========
Alunos agitados, mas aula bem aproveitada e participada.
Divulguei novamente, na lousa (abaixo da rotina) os nossos blogs de referência (aulanossa.blogspot.com e jaguaresp.blogspot.com), bem como a necessidade de manter os celulares desligados ou no modo silencioso (pois vários alunos estavam brincando com esse tipo de aparelho).
Os trabalhos finalistas de sucatas (um por classe) foram selecionados, a pedido da Coordenadora Pedagógica) pelos professores na hora do recreio - não havia tempo hábil para por em votação entre todos os alunos (infelizmente).
==========
ANEXOS DE NOSSA AULA DE HOJE:
1) Texto jornalístico usado em aula: acesse clicando aqui (em formato .pdf, cerca de 2 MB);
2) Fotos legendadas mostradas em dispositivo portátil aos grupos (quase todas as mesmas mostradas sábado, mas agora em tamanho maior e com legendas): acesse clicando aquihttp://picasaweb.google.com.br/professorjoaocesar/CEUJaguare
(mesmo álbum de sábado, com acréscimo das fotos legendadas, mantendo-se as passadas - mesmas fotos colocadas em álbum no Orkut do Professor João César [álbum desbloqueado a todos os usuários]).
aulanossa.blogspot.com
Acesse os outros dias de aula, no índice da coluna à esquerda (Arquivos).
Acesse os outros dias de aula, no índice da coluna à esquerda (Arquivos).