ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 14 de março de 2011

14 de março de 2011

Rotina prevista (14/03/2011). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 14/03/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- O que e como teremos.
3- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 4 e 5.
4- Trabalho sobre a leitura: quais são os "baobás" (problemas) que devemos arrancar da vida antes que cresçam?
5- Matemática: adição.
6- Recreio (09h15).
7- Finalização de atividades.
8- Educação Física (10h20).
9- Artes (11h05).

DETALHES:

2- O que e como teremos.

3- Nos capítulos lidos soubemos mais detalhes do planetinha do Pequeno Príncipe: é o asteróide B612 (conversamos sobre colocações do autor, a respeito das pessoas grandes que compreendem somente quantidades e não qualidades, bem como moda - o astrônomo que descobriu o asteróide vestido a sua moda não foi respeitado) e o perigo dos baobás em planetinhas (conversamos sobre o baobá enquanto árvore e enquanto problema a ser resolvido).

4- Em grupos, cada aluno levantou o problema de sua vida que deve ser eliminado enquanto for tempo, a exemplo dos baobás no planetinha. Essas atividades formarão os livrinhos dos alunos. Por enquanto, algumas delas formaram um painel (quem não desejou ter seu trabalho exposto foi respeitado, por isso apenas alguns trabalhos presentes na foto abaixo, com nomes editados, pelo mesmo motivo).


5- Em matemática recordamos um pouco sobre o algoritmo da adição e trabalhamos sobre nomenclatura e prova real (verificação). Após o recreio (item 7) correção coletiva (assunto novo tem essa modalidade, o aluno deve criar esse hábito!) e lição de casa sobre o mesmo assunto. Lembrando que nossas lições de casa são em quantidade suficiente para reforçar conteúdos, sem tomar muito tempo dos alunos, pois muitos têm atividades educativas no contra turno.
Acima: lição em classe; abaixo: ,lição de casa.

8 e 9- Com respectivos Professores Especialistas.

Aula bem tranquila, com  colaboração de todos. Na correção coletiva somente alunos que desejavam foram à lousa auxiliar-nos nas atividades. Como ocorreu mudança de horário de matérias de prof. especialistas, optamos por continuar com a leitura compartilhada nas segundas feiras, deixando a educação musical para as quartas feiras.