Emef. M. E. R., 4ºB, 27/10/2009.
Hoje, 14 alunos do 4º ano B, mediante sorteio prévio, participaram de atividade extra-classe no Planetário, na parte da manhã. Mesmo sem obrigação nenhuma em comparecer à tarde na aula, alguns fizeram questão de vir.
Esse sorteio fora necessário porque a Prefeitura estipula uma espécie de "quota" de ônibus a serem destinados para cada escola. A fim de propiciar mais atividades a um número maior de alunos, nossa escola optou em destinar um ônibus para cada atividade diferente e, por isso, as vagas limitadas por classe. É uma "política" que condeno abertamente, uma vez que a Prefeitura da maior cidade do Brasil deveria dispor de recursos que propiciasse uma quantidade bem maior de ônibus para que cada escola pudesse oferecer a seus alunos oportunidades de atividades externas de forma gratuita, conforme fora "prometido" por ocasião do Projeto "São Paulo é uma Escola", há anos atrás.
Dessa forma, se quisermos atividades extra-classe sem o "bendito" limite de vagas temos de fretar ônibus, onerando as famílias de nossos alunos e determinando, a priori, quem é impedido de participar desses momentos devido a limitações financeiras das famílias. Por exemplo: dia 16/10 fomos à Exposição Sombras e Luz, no SESC-Pompeia; a exposição era de graça, mas oneramos nossos alunos em oito reais per capita, preço do transporte ida e volta, com ônibus fretado. Não tivemos o "sorteio", mas a situação sócio-econômica de vários fez as vezes do sorteio.
Com este breve relato pretendo somente deixar claro fatos nem sempre nítidos por parte das pessoas, sem, jamais acentuar traços negativos da administração pública, por mais evidentes que estejam.
ANTES DA AULA:
Alunos brincavam livremente, sem problemas visíveis, nos pátios e quadra.
NA CLASSE:
Recebemos lousas e classe em estado ótimo de limpeza e organização - parabéns para a equipe de limpeza e manutenção, pois antes, eu tinha visto a lousa da frente com lição e a classe um tanto quanto desorganizada.
Rotina:
- Educação Física (13h30).
- Oração (não obrigatória) ou silêncio.
- Conversa sobre a aula: alunos contaram sua experiência no Planetário, muito alegres.
- Leitura compartilhada de livro trazido por aluna: "Gata Biba e Bilboquê" (a história de um casal de gatos que, depois de alguns incidentes, puderam namorar e ter uma ninhada).
- Matemática: revisão de adição e subtração de numerais decimais - atividades e auto correção.
- Recreio.
- Recordação dos princípios da Declaração dos Direitos da Criança, escolha de alguns desses princípios e ilustração.
- Atividades livres.
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Trabalhamos a maior parte da aula, em duplas e trios, sem o menor tipo de problema.
Como posto acima, mesmo participando da atividade extra-classe desta manhã, alguns alunos fizeram questão de comparecer à aula.
O tempo todo, contavam de forma animada, o que tinham visto no Planetário.
Duas alunas, que possuem uma liderança positiva nata, propuseram a organização de uma festa do Dia das Bruxas e iniciaram até mesmo o processo de negociação com a Direção da Escola. Conseguiram, inclusive, a proposta de ajuda por parte de uma aluna da sétima série, que estava organizando painel e festa semelhante em seu período de estudos.
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Conectado com o Professor João César:
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terça-feira, 27 de outubro de 2009
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