ANTES DA AULA:
Os alunos estavam brincando alegremente na hora da entrada, no pátio, sem problemas aparentes.
Na calçada da escola (lado de fora) estava o mesmo rapaz que distribuira folhetos ontem, aparentemente vendendo kists de revistas e multimidias.
NA CLASSE:
Recebemos ambas as lousas escritas:a de trás pelos alunos; a da frente, com aula de matemática.
Rotina (registrada antes da oração):
- Oração (não obrigatória).
- Conversa sobre a aula: chamada, ajudante, problemas de ontem (recreio - parar de gritar "briga", acredito nos alunos e sei que dificilmente algum estaria envolvido, mas as punições viriam a todos -portanto,cuidar do recreio; mal entendido dos três alunos que se atrasaram na sexta aula de ontem; evitar "brincadeiras" constrangedoras entre alguns meninos e algumas meninas no recreio; o que e como teremos).
- Artes (14h15).
- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Travalínguas (leitura, registro na lousa para eventuais consultas por parte dos alunos).
- Reescrita e ilustração: os alunos podiam escolher dois ou mais travalínguas (ou algum outro que conhecessem), deveriam anotar e ilustrar - em grupos. Esse material fará parte do livrinho do aluno.
- Recreio.
- Continuação da reescrita. Enquanto isso, por alguns minutos, chamei em particular as meninas que tinham reclamado de brincadeiras de alguns meninos, anotei os nomes dos supostos meninos e fiquei de conversar em outra aula com eles, para evitar constrangimentos hoje - chamei o inspetor de alunos e deixei-lhe ao par da situação.
- Oficinas de sucatas: os grupos estiveram bem empolgados hoje, dando forma final a seus trabalhos, ficando a escolha para amanhã, bem como eventuais términos na terceira aula (após informática).
- Organização da classe - cada grupo teve que levar seu trabalho para casa, pois não havia espaço para guardar (eram verdadeiras e belas maquetes, feitas com embalagens fornecidas por uma empresa de laticínios).
==========
NÃO DEU TEMPO, ficando para amanhã:
- Correção da lição de casa (matemática) e passar nova lição de casa.
- Trabalho com texto jornalístico, em grupos: identificar elementos principais, a partir de matéria de interesse dos moradores, no blog: jaguaresp.blogspot.com.
==========
Foram entregues hoje, e comentados: bilhete sobre teatro na escola no dia 19/09; calendário dos sábados de reposição.
Na lousa, ao lado da rotina, divulguei três blogs de eventual interesse da turma:
espiridiao.blogspot.com => com atividades desenvolvidas pelo professor de informática;
aulanossa.blogspot.com => sobre nossas aulas;
jaguaresp.blogspot.com => sobre nosso bairro.
Aula muito tranquila (mesmo que agitada) e bem participada.
==========
aulanossa.blogspot.com
consulte no índice à esquerda ("Arquivos") sobre os outros dias de aula.
consulte no índice à esquerda ("Arquivos") sobre os outros dias de aula.