ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

22 de fevereiro de 2010

CEU EMEF J.,  22/02/2010, 4ºB.

Antes da aula:

Alunos, mais ativos (fim do horário de verão, agora chegam à escola com dia claro) do que antes, terminavam de lanchar. No rosto da maior parte: alegria.

Rotina:

- Chamada e oração (não obrigatória).

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de cuidar das faltas (prejuízo em perder matérias e comprometimento do Programa Leve Leite), horário de matérias ainda em adaptação (quando definitivo, alunos receberão cópias), combinados para a aula de Educação Física (deslocamento em fila e cumprir os combinados que a professora especialista determinar - tudo para a segurança e tranquilidade de todos), retomada da conversa sobre  livro que estamos lendo (Estórias de Bichos) e seu autor - inclusive recordando brevemente estórias já lidas e falando sobre as que serão lidas.

- Leitura compartilhada: "O galo que cantava para fazer o Sol nascer" - seguida de conversa sobre pessoas que pensam que tem poder e abusam desse poder (por exemplo: ameaça de "pegar na saída").

- Educação Física, com professora especialista (07h45, na quadra aberta). Ao buscar os alunos no término da aula, pude vê-los com alegria no rosto e muita tranquilidade no final da aula, bem como ao formar fila para voltarmos à escola.

- Reescrita e ilustração da leitura: orientações (margem, nome do aluno, da leitura, data e classe), montagem de grupos e atividade em si.

- Recreio (09h15).

- Continuação da reescrita e ilustração.

- Matemática:
1ª PARTE: Tabela e gráfico do perfil do 4º ano B, por sexo.
1) Tabulação: 11 meninas e 14 meninos.
2) Tabela.
3) Gráfico (de colunas; legenda: cada quadradinho = 1 aluno).
4) Interpretação: mais meninos do que meninas, mas pouca diferença (de três alunos).
Importante: durante três aulas estaremos traçando o perfil da classe (Matemática e Natureza e Sociedade): hoje, por sexo; amanhã: por idade; depois de amanhã: por escolas de origem.

2ª PARTE: Revisão de operações fundamentais (+, - e X), por meio do seguinte desafio matemático:
Número base: 2
a) Esse número vezes ele mesmo.
b) O resultado mais 5.
c) O resultado b mais ele mesmo.
d) O resultado c menos o resultado a.
Auto correção.

Lição de casa (Matemática):
Número base: 5
a) Esse número menos ele mesmo.
b) Resultado a mais 10.
c) Resultado b vezes resultado a.
(esse tipo de calculo, bem como gráficos e tabelas, será trabalhado muito neste ano).

===========
Todos os 25 alunos matriculados estiveram presentes.
Aula bem participada. Alunos bem ativos e atentos. Por vezes, alguma agitação (muito calor), mas tudo dentro da normalidade.
Como posto acima, vê-se nos rostos dos alunos: alegria, tranquilidade.
 
==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.


Follow profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa. 
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010