ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 11 de maio de 2010

11 de maio de 2010

CEU EMEF J*, 11/05/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam livremente, sem problemas; muitos não formaram filas adequadamente, mesmo quando chamados pelos professores.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de formar filas nos momentos necessários e controlar os atrasos - veja mais abaixo, em "aspectos da aula".

- Leitura compartilhada: "O circo e o palhaço". Apesar da situação de miséria e seca de um povoado, o circo ia bem para distrair as pessoas. O palhaço contava muitas mentiras e o povo ria. De repente alguém cochicha ao palhaço sobre o incêndio no circo. O palhaço comunica o fato ao povo que, pensando ser mais anedotas, ri do palhaço. De fato, as lonas em chamas caem sobre o povo.

- Conversa sobre a leitura, aplicada aos fatos cotidianos. Alunos lembraram de outras histórias semelhantes e de fatos que vivenciaram sobre a mentira das pessoas e respectivas consequências.

- Livro institucional de Língua Portuguesa: retomada da pág. 09 (tira dúvidas e correção coletiva dessa  lição de casa); pág. 10 e 11 - linguagem dos mapas, traçado de roteiros diversos e interpretação dos mesmos. Nessas páginas, bem como na 09, recordamos as instruções de roteiros, que possuíam palavras orientadoras (verbos no imperativo): virar, siga, continua etc. Lição de casa: elencar outras palavras desse tipo.

- Recreio (09h15).

- Inicio da confecção dos livrinhos, em grupos livres: orientações, entrega dos trabalhos feitos desde o primeiro dia de aula (relacionados às reescritas e ilustrações das leituras compartilhadas diárias), criação de capa e contra-capa, a partir de exemplos de livros lidos - na capa devem constar: o nome do livro (criado pelo aluno), nome do autor (o próprio aluno - alguém lembrou também do ilustrador, idem) e nome da "editora" (local de criação do livro, comum a todos: CEU). Organização de todo esse material para posterior encadernação - recolhemos e faremos a encadernação na aula de sexta feira (com mais tempo do que nas aulas de outros dias).

============
ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada, com ampla colaboração de todos, apesar da progressiva agitação de alguns alunos. Vários alunos voluntários ajudaram na distribuição das atividades de reescrita e ilustração, para a  montagem dos livrinhos.


Na CONVERSA SOBRE A AULA fizemos o levantamento de tempo perdido na entrada por causa dos atrasos (em média, 15 minutos diários, somando 75 minutos semanais) e na volta do recreio, pela inobservância da fila (em média, 20 minutos diários - correspondentes a quase meia aula de 45 minutos, somando 100 minutos semanais). Essa perda de tempo soma, por semana, 175 minutos, equivalentes a mais de duas horas relógio (lembrando que a hora aula é de 45 minutos, são mais de 03 horas aula perdidas por semana em atrasos!).

Os atrasos de início de aula são de dois tipos: 01 - Alunos que JÁ ESTÃO NA ESCOLA e esperam os professores chegarem para dirigirem-se ao banheiro ou mesmo continuarem brincando; 02 - Alunos que chegam cotidianamente atrasados na escola (tranformam uma eventualidade - o atraso, em fato diário). O Professor vê-se obrigado a esperar por cerca de 15 minutos, na porta da classe, para iniciar a aula sem prejuízo de qualidade (as entradas atrasadas dispersariam as atenções necessárias à aula).

Atrasos no pós recreio são cotidianos e premeditados pois pouquíssimos alunos formam filas no momento correto. A grande maioria ignora a chegada dos professores, ou aproveitam para dirigirem-se ao banheiro; alguns permanecem lanchando a merenda fornecida pela cozinha terceirizada, argumentando que a fila estava longa e demorada durante todo recreio - curiosamente quando o Diretor ou o Coordenador estão presentes no recreio esse fato NÃO OCORRE.

Diante de todos esses dados e cálculos chegamos à conclusão dos prejuízos diários que tudo isso ocasiona nas nossas aulas. Se estivéssemos em um quinto ano, no qual a cada 45 minutos encerra-se uma aula e os professores mudam de salas, o prejuízo qualitativo seria imenso e irrecuperável. Tempo para adaptar-se a esta nova escola TODOS TIVERAM, pois estamos em aulas dede fevereiro. Basta a colaboração DE TODOS para que esse problema seja resolvido o mais urgente possível.

========


Conectado com o Professor João César
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:
http://cotidianoescolar.blogspot.com/

Follow  
profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:
pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==