ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

05 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 05/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 24, 25 e 26.
4- Matemática: páginas finais do livro.
5- Recreio (09h00).
6- Teatro: apresentação de músicas infantis.
7- Português: livro, pag. 81 até 86.
Amanhã: livro de Língua Portuguesa.
Esta rotina foi alterada, em comparação com a prevista e registrada.
Por isso, não deu tempo de concluir os textos jornalísticos para o mural.

Rotina Prevista - e parcialmente cumprida (05/10/2010)
Rotina Prevista - e modificada parcialmente, para que pudéssemos ir ao Teatro do CEU (05/10/2010). Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Possível alteração de rotina, confirmada em seguida.

3- "Reinações de Narizinho" tem despertado grande interesse da turma, por isso prosseguimos com a leitura de vários capítulos por dia. Hoje: o jantar de ano bom e o pedido de casamento de Narizinho.

4- Finalizamos, coletivamente, o material institucional. Ele deverá ser conservado para futuras consultas, em especial, por ocasião de trabalho de pesquisa a ser marcado com antecedência de uma semana.

5- O recreio foi antecipado, para que pudéssemos ir ao Teatro do CEU.

6- Trio de músicos e cantor apresentou algumas músicas infantis de Vinícius de Morais e Chico Buarque. A plateia foi formada por alunos dos quartos anos, bem como dos sétimos e oitavos anos - iniciativa e organização: gentileza do Professor Oscar, o qual convidou os quartos anos para assistir.

7- Recordamos a unidade iniciada ontem (sobre lendas) e demos continuidade hoje. Como prometido, trouxe a Lenda da Cobra Norato e li para a classe (veja o texto na rotina de ontem; aproveitei para informar sobre o que divulgo neste site, inclusive o cuidado com edição de fotos). Iniciamos a leitura em grupo de uma versão diferente da Lenda da Vitória Régia. Como lição de casa, levantar a possibilidade da vitória régia ser uma flor ou pessoa.



ASPECTOS DA AULA:

Muito bem participada, inclusive por uma minoria de alunos que estava a fim de somente brincar e atrapalhar.

No inicio da aula, o grupo de alunas que solicitou autorização para montar Jorna na escola, entrevistou, brevemente, alunos dos sétimos e oitavos anos - tudo com a devida autorização da Direção e minha.

Alguns alunos retomaram a conversa sobre a eleição ocorrida neste domingo. Expliquei, novamente que, por questão legal, não poderíamos comentar nomes, mas situações. Levantaram a questão do suposto analfabetismo de um candidado bem votado, ao que expliquei que não entendo tanta polêmica, basta ver se o candidato sabe ler mesmo e encerrar essa confusão.

No teatro, todos comportaram-se adequadamente, interagindo nos momentos oportunos, sem nenhum tipo de problema, por menor que fosse - comentamos isso em sala de aula, incentivando tal postura.

De volta à sala, uma chapa candidata ao Grêmio Estudantil apresentou sua proposta. Como ocorreu um mal entendido sobre uma proposta, que foi confundida com eventual compra de votos, os alunos chegaram a levantar para mim essa possibilidade. Em seguida, a chapa retornou para os necessários esclarecimentos. Isto mostra o grau de maturidade politica de nossa classe, bem como a iniciativa cidadã das alunas da chapa. Espero que todos tenham aprendido algo com esse salutar exercício de cidadania, belo exemplo para nossos políticos e seus eleitores.

Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==