ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

15 de fevereiro de 2011

Rotina prevista (15/02/2011) - e modificada (veja abaixo). Arq. pessoal.
Importante: este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos, mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 15/02/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (corrigida, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Pintassilgo e as Rãs".
4- Reescrita e ilustração (em grupos, por 40 minutos).
5- Recreio (09h15).
6- Conclusão da reescrita e ilustração.
7- Natureza e Sociedade: Nosso Bairro.

Não deu tempo, ficando para amanhã: Gêneros textuais (Português); Divisão, gráficos e tabelas - inclusive a correção da lição de casa (Matemática). Motivo: atendimento urgente a uma convocação após a leitura compartilhada, a fim de resolver problemas referentes ao planejamento e organização dos quartos anos - classe ficou com professora substituta, com atividades de intercâmbio cultural. 


DETALHES:

2- Conversa sobre a aula: o que e como teremos - direito do aluno. Evitar "brincadeiras de mão", que podem causar ferimentos e constrangimentos - pelo Estatuto da Criança e do Adolecente, em seu artigo nº 17, todas as crianças e adolescentes têm direito à sua privacidade, bem como respeito ao seu corpo e seu espaço!

3- Nesta brilhante estória contada por Rubem Alves pudemos apreciar rãs que pularam em um grande buraco e não mais conseguiram de lá sair, tendo seus descendente ali. Estes, não conhecendo a realidade além desse buraco, receberam a visita de um pintassilgo, que contava sobre a beleza do mundo lá fora. Muitas rãs ficaram curiosa, mas seus lideres mataram o pássaro e o puseram em um museu, visitado por um aluno que observou suas asas poderiam dar liberdade às rãs.

4- Reescrita e ilustração, nos grupos costumeiros, concluída após o recreio (item nº 6) - esse material formará os livrinhos dos alunos. Uma aluna quis saber se todas as leituras serão reescritas diariamente. Expliquei que, diariamente, apenas os textos com duração de um dia; textos maiores ou livros divididos em capítulos, terão reescrita e ilustração em apenas alguns momentos.

7- Nosso Bairro, primeira aula de Natureza e Sociedade do ano. Leitura coletiva e em grupos do texto "Jaguaré - dados históricos", seguida de ampla conversa e registro de resumo básico, como na foto abaixo:

Antes da leitura, visualizamos as seguintes imagens (de pontos importantes de nosso bairro):
Da esquerda para a direita: Acima: Relógio do Jaguaré e Mapa antigo do bairro. Abaixo: visão do alto do Relógio e Paróquia São José do Jaguaré. Fonte: Wikipédia - copiado e publicado para fins didáticos.

Como lição de casa: escrever sobre coisas boas e ruins de nosso bairro - montaremos um painel sobre isso. O estudo de nosso bairro é amplo e será retomado nas próximas aulas.