ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

15 de fevereiro de 2012


Rotina prevista (15/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 15/02/2012 -  4ª série B, sala 08.

Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Galo que cantava para fazer o Sol nascer".
3- Ordem Alfabética: nomes das Escolas de Samba pesquisadas; nomes dos alunos da classe.
4- Recreio (09h15).
5- Matemática: Situação Problema. Lição de casa sobre o mesmo assunto.
6- Inglês (10h20).
7- Artes (11h05).
  


Detalhes:


1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada, conversa sobre a aula (o que e como teremos).

2- Do livro "Estórias de Bichos", de Rubem Alves: "O Galo que cantava para fazer o Sol nascer". Fugir do sentimento doentio de um tipo de autoridade que escraviza quem está próximo, como acontecia com o galo, que obrigava os outros a fazerem sua vontade senão não cantaria para fazer o Sol nascer. Saiba mais sobre o autor, em seu site oficial: http://www.rubemalves.com.br/

3- A partir da lição de casa solicitada, formamos uma lista com os nomes das Escolas de Samba pesquisadas, colocando-os em ordem alfabética, tudo de forma coletiva. Continuamos, escrevendo os nomes dos alunos e colocando-os, de forma coletiva, em ordem alfabética, formando nossa lista de ajudantes do dia, que valerá a partir de amanhã. Por questão de privacidade, a foto da lousa com os nomes dos alunos não será postada aqui.


4- Recreio.

5- Etapas para resolver uma situação problema. Atividade com correção coletiva. Lição de casa sobre o mesmo assunto.


6- Em Inglês: registro de datas, música de inicio das aulas e sondagem com palavras em Inglês que os alunos conheciam.

7- Com o Professor Especialista, em sua sala ambiente.