ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

24 de fevereiro de 2011

Rotina prevista (24/02/2011). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 24/02/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Deixa que eu faço! Aprendendo sobre responsabilidade".
4- Reescrita e ilustração (em grupos, 40 minutos).
5- Natureza e Sociedade: O Jaguaré em São Paulo.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: situação problema.
8- Educação Física (10h20).
9- Combinados para a recreação semanal de amanhã.


DETALHES:

2- O que e como teremos - direito do aluno em saber como será o dia de aula, pois a aula é nossa. Prévia das músicas que serão trabalhadas no momento de leitura compartilhada de toda segunda feira (não dá para trabalhar com texto longo, pois na segunda aula já há aula com professor especialista).

3- Da Coleção Valores, curtimos hoje: "Deixa que eu faço! Aprendendo sobre responsabilidade". Leitura dialogada com vários exemplos de responsabilidade (cuidar de si, de suas coisas e do que as pessoas confiam a você).

4- Reescrita e ilustração, em grupos, por 40 minutos: contar sobre suas responsabilidades. Esse material formará os livrinhos dos alunos.

5- Comparamos os mapas do Jaguaré e de São Paulo. Conversamos sobre escala (dimunuir ou aumentar algo para caber) e legenda (cores e símbolos em um mapa). Os mapas, lado a lado na lousa, serviram para mostrar que o do Jaguaré é uma "ampliação" de um "pedacinho" do mapa de São Paulo (conceito de escala, introduzido antes comparando os desenhos do lápis e do nosso rosto em uma folha: o que precisou ser "reduzido" para caber?). Começamos antes do recreio e terminamos depois, com breve registro escrito - retomaremos nas próximas aulas.

7- Situação problema: atividade, correção individual e lição de casa.

8- Com Professor Especialista, na quadra.

9- Espaço para combinados - sobre a recreação semanal de amanhã. Os alunos puderam combinar suas brincadeiras e registrá-las em lista, para maior organização.


Ambiente de aula muito tranquilo, com colaboração de todos. As lições de casa (de ontem e de anteontem) foram corrigidas individualmente, tolerando-se pequenos erros. Em Natureza e Sociedade estamos fazendo um estudo comparativo dos lugares, começando pelo bairro - cidade. Depois continuaremos com cidade - estado, estado - pais, pais - mundo, mundo - Sistema Solar (isso foi colocado para os alunos durante a aula de hoje).