ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

24 de fevereiro de 2010

CEU EMEF J. , 24/02/2010 – 4ºB.

Antes da aula: alunos tranquilos pelo pátio, alguns lanchando. Percebe-se que, por falta de sinalização, os alunos se perdem ao formar filas: alguns esperam os professores, e formam fila onde encontram com os professores; outros ficam aguardando do lado de fora das classes; e tem aqueles teimosos que ficam dentro da classe. Orientei os alunos da 4ªB a não ficarem dentro da classe, nem nos corredores, por questão de segurança. Devem esperar-me no pátio, mesmo porque chego antes da hora e para o pátio me dirijo, não tem engano.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos – é um direito do aluno saber como será a aula.

- Leitura compartilhada: “Os galos dançarinos” (galos belos, mas que só queriam brigar ["como muita gente"], mesmo escutando música calma. Preocupado, o dono consultou um psicólogo, que orientou a esquentar o fundo da gaiola. “Quem não aprende pelo amor, aprende pelo calor”).

- Reescrita e ilustração (em grupos), com as costumeiras orientações: margem (para não estragar o trabalho, por ocasião da encadernação), nome, nome da leitura, data e classe.Recordamos, brevemente, as outras estórias desse livro (”Estórias de Bichos”, de Rubem Alves). Textos curtos, lidos em um dia, serão reescritos e ilustrados diariamente; em outros casos, semanalmente. Todo esse material, ao final de abril, formará os livrinhos dos alunos.

- Recreio (9h15).

- Matemática:
Tabelas e gráficos. Tema: Perfil da 4ªB – Escolas de origem (onde estudaram a maior parte de 2009).

1) Tabulação e tabela:
ESCOLA:        Nº DE ALUNOS:
Dilermando    15
Espiridião    04
Euclydes    05
Não registramos as escolas estaduais, pois a fase de matriculas delas será posterior e, portanto, não temos alunos vindos delas até o momento. Usamos o critério “ordem alfabética” para ordenar as escolas.
2) Gráfico de colunas.
Legenda:
Cada quadradinho = 01 aluno.
D = Dilermando
ES = Espiridião
EU = Euclydes

- Artes (11h05), com professora especialista – horário em constante mudança, por isso a mudança da 3ª para a 5ª aula.

- Matemática: calculo mental. Número base: 3
a) Número base vezes 10;
b) Resultado A menos número base:
c) Resultado B mais resultado A:
d) Resultado C mais número base:
Auto correção coletiva.
Para casa:
Numero base: 10
a) nº base mais ele mesmo:
b) Resultado A mais nº base:
(a lição de casa de ontem, nomes comuns e próprios, será corrigida na próxima aula, que será desse assunto).

=================
Alunos tranquilos, por vezes agitados, mas sem problemas aparentes (apenas algumas provocações pontuais entre alguns alunos/alunas adolescentes, tudo resolvido com uma conversa franca).

Todos alunos presentes (apenas um retornou à casa, pois estava muito doente).

Conforme os alunos ficavam cansados e agitados, fazíamos breves relaxamentos.

Reafirmação da reunião de pais introdutória amanhã, as 7h30.

Conforme alunos terminavam os deveres, podiam ficar no átrio externo que a sala de aula tem, retornando assim que iniciássemos próximas atividades.

Desde a reescrita até o final da aula, estivemos em grupos.

==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

23 de fevereiro de 2010

CEU EMEF J., 23/02/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam e lanchavam com muita tranquilidade.

Rotina:

- Informática (sem computador, no entorno da escola - a sala ainda não está operando). Alguns alunos sugeriram de registrar assim, mesmo sendo esquisito (se bem que real), pois da minha parte registraria atividade externa.

- Chamada e oração (não obrigatória).

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.Recordação breve das estórias já lidas e das que serão lidas. Como são estórias curtas, diariamente temos reescrita e ilustração. Mas no caso de livros mais longos, esse processo se dará semanalmente (leitura diária).

- Leitura compartilhada: "O pintassilgo e as rãs". Mesmo vendo o que o pintassilgo trazia, provando que existia um mundo fora do buraco, tinha rãs que não queriam acreditar (assim é também com certas pessoas).

- Reescrita e ilustração (em grupos), com as costumeiras orientações: margem, nome do aluno, nome da leitura, data e classe. Esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos ao final de abril.

- Recreio (09h15)

- Conclusão da reescrita e ilustração.

- Português: Ordem Alfabética. Conversa sobre sua importância no uso do dicionário, inclusive no desempate na segunda ou outra letra da palavra. Atividade coletiva de registro de palavras (nomes) em ordem alfabética, omitindo-se as letras k, w e y, para facilitar (mas deixou-se claro, por escrito, que essas letras fazem parte do nosso alfabeto atualmente): cada aluno escreveu uma palavra. Depois, coletivamente, classificamos em "próprio" e "comum". Lição de casa: três nomes comuns e três nomes próprios.

- Matemática:
1 Parte: auto correção da lição de casa.
2ª Parte: Tabela e gráfico.

Tema: Perfil da classe, por faixa etária (idade).
1) Tabulação (de acordo com a lista de presença):
2000 = 11 alunos
1999 = 09 alunos
1998 = 02 alunos
1997 = 02 alunos
1996 = 01 aluno
(falei que essa diversidade de idades é muito útil pois cada um pode contribuir com sua vivência em nossas aulas; nada de rotular de "mais novo" ou "mais velho", pois todos têm seu grau de contribuição).
2) Tabela (com esses dados).
3) Gráfico de colunas: cada quadradinho = 1 aluno.
4) Interpretação: a maior parte dos alunos nasceu em 2000 e 1999. Uma menor parte em 1998, 1997 e 1996.
Trabalharemos direto com gráficos. Esta semana, com o perfil da classe: ontem (por sexo), hoje (faixa etária), amanhã (escola de origem). Saiu uma conversa interessante entre os alunos, sobre onde moram. Aproveitaremos isso também para gráficos e tabelas.

Entrega do bilhete informativo da reunião com as famílias, na próxima quinta feira, as 07h30.

==========
Aula bem participada. Faltaram 05 alunos.
A classe está sendo constantemente elogiada, por mim e por outros professores que lecionam nela.
Os poucos problemas comportamentais são resolvidos com uma honesta conversa com a classe: não sair da classe, não por apelidos, nem falar em momentos errados.

==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.


Follow profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.


Projeto Paz Educa. 
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

22 de fevereiro de 2010

CEU EMEF J.,  22/02/2010, 4ºB.

Antes da aula:

Alunos, mais ativos (fim do horário de verão, agora chegam à escola com dia claro) do que antes, terminavam de lanchar. No rosto da maior parte: alegria.

Rotina:

- Chamada e oração (não obrigatória).

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de cuidar das faltas (prejuízo em perder matérias e comprometimento do Programa Leve Leite), horário de matérias ainda em adaptação (quando definitivo, alunos receberão cópias), combinados para a aula de Educação Física (deslocamento em fila e cumprir os combinados que a professora especialista determinar - tudo para a segurança e tranquilidade de todos), retomada da conversa sobre  livro que estamos lendo (Estórias de Bichos) e seu autor - inclusive recordando brevemente estórias já lidas e falando sobre as que serão lidas.

- Leitura compartilhada: "O galo que cantava para fazer o Sol nascer" - seguida de conversa sobre pessoas que pensam que tem poder e abusam desse poder (por exemplo: ameaça de "pegar na saída").

- Educação Física, com professora especialista (07h45, na quadra aberta). Ao buscar os alunos no término da aula, pude vê-los com alegria no rosto e muita tranquilidade no final da aula, bem como ao formar fila para voltarmos à escola.

- Reescrita e ilustração da leitura: orientações (margem, nome do aluno, da leitura, data e classe), montagem de grupos e atividade em si.

- Recreio (09h15).

- Continuação da reescrita e ilustração.

- Matemática:
1ª PARTE: Tabela e gráfico do perfil do 4º ano B, por sexo.
1) Tabulação: 11 meninas e 14 meninos.
2) Tabela.
3) Gráfico (de colunas; legenda: cada quadradinho = 1 aluno).
4) Interpretação: mais meninos do que meninas, mas pouca diferença (de três alunos).
Importante: durante três aulas estaremos traçando o perfil da classe (Matemática e Natureza e Sociedade): hoje, por sexo; amanhã: por idade; depois de amanhã: por escolas de origem.

2ª PARTE: Revisão de operações fundamentais (+, - e X), por meio do seguinte desafio matemático:
Número base: 2
a) Esse número vezes ele mesmo.
b) O resultado mais 5.
c) O resultado b mais ele mesmo.
d) O resultado c menos o resultado a.
Auto correção.

Lição de casa (Matemática):
Número base: 5
a) Esse número menos ele mesmo.
b) Resultado a mais 10.
c) Resultado b vezes resultado a.
(esse tipo de calculo, bem como gráficos e tabelas, será trabalhado muito neste ano).

===========
Todos os 25 alunos matriculados estiveram presentes.
Aula bem participada. Alunos bem ativos e atentos. Por vezes, alguma agitação (muito calor), mas tudo dentro da normalidade.
Como posto acima, vê-se nos rostos dos alunos: alegria, tranquilidade.
 
==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.


Follow profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa. 
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cuidados Basicos

Divulgação de texto que todos os alunos presentes nos primeiros dias de aula (08 e 09 de fevereiro de 2010) receberam e foram orientados a colar no caderno, bem como ler com a família.



  CUIDADOS BÁSICOS COM O SEU MATERIAL:

  DEIXE SUAS COISAS SEMPRE A SUA FRENTE,
DE MODO QUE VOCÊ POSSA VER SE ALGUÉM
ESTÁ MEXENDO;

  PROCURE DEIXAR SOBRE A CARTEIRA
SOMENTE O QUE ESTÁ EM USO, GUARDANDO O
RESTANTE;

  EVITE SAIR DO LUGAR OU VIRAR PARA TRÁS.
SE PRECISAR SAIR DO LUGAR (IR AO BANHEIRO
ETC) GUARDE TUDO E PEÇA A ALGUM AMIGO DE
CONFIANÇA QUE FIQUE DE OLHO.

   É MAIS FÁCIL VOCÊ CUIDAR DO QUE É SEU
DO QUE PEDIR AO PROFESSOR. VOCÊ ESTÁ
MAIS PERTO DE SUAS COISAS DO QUE O
PROFESSOR.

  O PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR VOCÊ
EM SALA DE AULA, E NÃO POR SUAS COISAS.
NÃO PODEMOS PARAR A AULA PARA CUIDAR DE
COISAS



        CUIDADOS COM VOCÊ MESMO:

   LEMBRE-SE QUE O SEU CORPO PERTENCE A
VOCÊ. SAIBA RESPEITA-LO E NÃO PERMITA QUE
OUTROS INVADAM SUA PRIVACIDADE. VOCÊ
MANDA NO SEU CORPO.

   CUIDE DE SUA HIGIENE E NÃO FIQUE USANDO
OBJETOS PESSOAIS DOS OUTROS, NEM DEIXE
QUE OS OUTROS USEM OS SEUS: PENTE,
ROUPA ,ESCOVA, TENIS, ÓCULOS ETC.

   O PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR VOCÊ
EM SALA DE AULA, MAS VOCÊ TAMBÉM É
RESPONSÁVEL POR SI PRÓPRIO. EVITE
SITUAÇÕES PERIGOSAS!




==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.


Follow profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa. 
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

19 de fevereiro de 2010

CEU EMEF J., 4ºB, 19/02/2010.

Antes da aula:
Alunos muito tranquilos (e sonolentos) lanchavam.

Rotina:

- Chamada e oração (não obrigatória).

- Conversa sobre a aula: retomada da conversa de ontem (sobre o livro Estórias de Bichos, seu autor - Rubem Alves; sobre a ilustração e reescrita, que formarão nossos livrinhos no final de abril), em decorrência da falta de vários alunos naquela aula.

- Leitura compartilhada: "O sonho dos ratos".

- Ilustração e reescrita (em grupos).

- Matemática: auto correção da lição de casa de ontem (situação problema envolvendo multiplicação ou adição). Introdução a multiplicação, enquanto resumo de adição de parcelas iguais. Verificação da propriedade comutativa da multiplicação (sem esse nome, apenas verificamos que, por exemplo, 2X5 dá o mesmo resultado que 5X2).

- Recreio (09h15).

- Ludoteca (ou brinquedoteca, 9h35): atividades livres em grupos, com os jogos disponíveis no acervo.

- Matemática: continuação.

- Encerramento da aula: desmontagem dos grupos, agradecimentos e votos de ótimo fim de semana (aos alunos e familiares).

==========
Aula extremamente tranquila e bem participada.
Compareceram 17 alunos.
Aproveitei para, no inicio da aula, lembrar que as regras do Programa "Leve Leite" não mudaram - e por isso devem estar atentos ao limite mensal de faltas (secretária ajudou a afimar essa questão). Lembrei da necessidade de dormir cedo (precisam dormir, no mínimo, oito horas por noite) e estar atentos à programação noturna (assistir somente programas com quadrinho verde, letra "L"; não assistir de for de outra cor e prestar atenção nos números - limite de idade).

Classificação Indicativa

==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.


Follow profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa. 
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010