ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

11 de abril de 2013

Paisagem observada no Centro de Educação Unificado (CEU) Jaguaré, na manhã de 11/04/2013, por ocasião do momento recreativo semanal dos quartos anos A e C, no gramado ao lado da caixa de água, perto da entrada da escola. Criança que brinca tem sua infância respeitada, tem facilidade de socializar-se, cumpre regras coletivas, leva uma recordação feliz dessa época da vida e torna-se um adulto menos neurótico. Foto de arquivo pessoal para os projetos de reeducação do olhar cotidiano para valorizar a vida, os momentos e o Criador: http://www.olhares.pro.br - http://www.comunidade.pro.br

____________________________
Neste ano (2013) serão publicadas as fotos relacionadas às aulas de Natureza e Sociedade (Ciências, História e Geografia) nos quartos anos A, B e C.

4º ano B (sem fotos):
  • Educação Física.
  • Projeto "Hora da Leitura", junto com Inglês.
4º ano C, das 08h30 até as 10h20, com pausa para o recreio (das 09h15 até as 09h35):

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada).
2- Momento livre recreativo, no gramado.
3- Recreio (09h15).
4- Natureza e Sociedade: origem dos alimentos - comparação entre mapas e linguagem dos mapas (continuação de ontem).

4º ano A, das 10h20 até as 11h50:

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada).
2- Natureza e Sociedade: origem dos alimentos - comparação entre mapas e linguagem dos mapas (continuação de ontem).
3- Momento livre recreativo, no gramado.



 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão  p/ celular) 




quarta-feira, 10 de abril de 2013

10 de abril de 2013

Neste ano (2013) serão publicadas as fotos relacionadas às aulas de Natureza e Sociedade (Ciências, História e Geografia) nos quartos anos A, B e C.


4º ano A, das 07h00 até as 09h15, com pausa imprevista para o PROERD (das 08h30 até as 09h15):

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada, conversa sobre privacidade e segurança na internet).
2- Meditação: "Lobos Internos".(vence nosso lobo que alimentamos mais: o calmo ou o raivoso, que não pensa, toma veneno pensando matar o inimigo).
3- Natureza e Sociedade: introdução da linguagem dos mapas (a partir do mapa político do Brasil: cores, titulo, legenda e rosa dos rumos [ou dos ventos]).
4- PROERD (as 08h30, sem aviso prévio, alterando a programação posta na rotina).

Não deu tempo de trabalhar a comparação entre os mapas dos dois livros.

Conversamos sobre a privacidade em todos os lugares, bem como a segurança ao postar fotos na internet (sempre restringir a algumas pessoas conhecidas, ou usar senha para acessar o disco virtual, pois a internet é como a rua da casa da gente: passa todo mundo e devemos abrir a porta somente para conhecidos!).

Informações sobre o passeio cultural de maio (local, data, horário, valor, o que levar e o que não levar, bem como observar tudo, pois será utilizado em sala de aula).




4º ano C, das 09h35 até as 11h50, com pausa prevista para o PROERD (das 10h20 até as 11h00):

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada, conversa sobre privacidade e segurança na internet).
2- PROERD (previsto e ocorrido as 10h20).
3- Natureza e Sociedade: introdução da linguagem dos mapas (a partir do mapa político do Brasil: cores, titulo, legenda e rosa dos rumos [ou dos ventos]).

Não deu tempo de trabalhar o texto meditativo, nem a comparação entre os mapas dos dois livros.


Conversamos sobre a privacidade em todos os lugares, bem como a segurança ao postar fotos na internet (sempre restringir a algumas pessoas conhecidas, ou usar senha para acessar o disco virtual, pois a internet é como a rua da casa da gente: passa todo mundo e devemos abrir a porta somente para conhecidos!).

Informações sobre o passeio cultural de maio (local, data, horário, valor, o que levar e o que não levar, bem como observar tudo, pois será utilizado em sala de aula).




 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão  p/ celular) 

terça-feira, 9 de abril de 2013

09 de abril de 2013

Hoje cada professor ficou com sua turma. Isto ocorre toda terça feira e toda sexta feira.

4º ano B:

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada).
2- Meditação: "Lobos Internos".(vence nosso lobo que alimentamos mais: o calmo ou o raivoso, que não pensa, toma veneno pensando matar o inimigo).
3- Educação Física (07h45).
4- Sala de Leitura (08h30).
5- Recreio (09h15).
6- Natureza e Sociedade: Origem dos alimentos - comparação entre mapas.

Comparamos os mapas das origens dos alimentos com o mapa político do Brasil, para identificar as regiões produtoras de alimentos "in natura". Aproveitamos e trabalhamos com a linguagem dos mapas: título, rosa dos ventos (ou dos rumos), cores e legenda. Retomaremos tudo isso em outras aulas. Verificamos sobre estados e capitais (cidade principal do estado, sede do governo) e introduzimos as siglas dos estados (estavam em um dos mapas).

Também conversamos, a partir do texto meditativo (Lobos Internos), sobre os perigos da raiva e da mágoa em nossa vida, que pode ocasionar doenças - aquela dor de cabeça ou de barriga que não sabemos de onde vem.




 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão  p/ celular) 


segunda-feira, 8 de abril de 2013

08 de abril de 2013

Neste ano (2013) serão publicadas as fotos relacionadas às aulas de Natureza e Sociedade (Ciências, História e Geografia) nos quartos anos A, B e C.


4º ano A, das 07h00 até as 08h30:

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada).
2- Meditação: "Lobos Internos" (vence nosso lobo que alimentamos mais: o calmo ou o raivoso, que não pensa, toma veneno pensando matar o inimigo) - retomaremos o texto aplicado em nossa vida na quarta feira (nossa próxima aula).
3- Natureza e Sociedade: O longo caminho dos alimentos (recordamos os nutrientes e vimos que nem sempre o alimento é produzido em nossa cidade; origem dos alimentos: agricultura, pecuária e indústria - recordando alimentos industrializados e "in natura", bem como o trabalho com as embalagens; introdução comparada à mapas, de acordo com os estados produtores de alimentos "in natura" - retomaremos na próxima aula).
4- Lição de casa: os alimentos que consumimos na cidade de São Paulo são sempre produzidos aqui ou alguns vem de outros lugares?



4º ano C, das 08h30 até as 10h20, com pausa para o recreio (das 09h15 até as 09h35):

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada).
2- Meditação: "Lobos Internos" (vence nosso lobo que alimentamos mais: o calmo ou o raivoso, que não pensa, toma veneno pensando matar o inimigo) - retomaremos o texto aplicado em nossa vida na quarta feira (nossa próxima aula).
3- Natureza e Sociedade: O longo caminho dos alimentos (recordamos os nutrientes e vimos que nem sempre o alimento é produzido em nossa cidade; origem dos alimentos: agricultura, pecuária e indústria - recordando alimentos industrializados e "in natura", bem como o trabalho com as embalagens; introdução comparada à mapas, de acordo com os estados produtores de alimentos "in natura" - retomaremos na próxima aula).
4- Recreio (09h15).
5- Lição de casa: os alimentos que consumimos na cidade de São Paulo são sempre produzidos aqui ou alguns vem de outros lugares?



4º ano B, das 10h20 as 11h50:

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada).
2- Meditação: "Lobos Internos" (vence nosso lobo que alimentamos mais: o calmo ou o raivoso, que não pensa, toma veneno pensando matar o inimigo) - retomaremos o texto aplicado em nossa vida na quarta feira (nossa próxima aula).
3- Natureza e Sociedade: O longo caminho dos alimentos (recordamos os nutrientes e vimos que nem sempre o alimento é produzido em nossa cidade; origem dos alimentos: agricultura, pecuária e indústria - recordando alimentos industrializados e "in natura", bem como o trabalho com as embalagens; introdução comparada à mapas, de acordo com os estados produtores de alimentos "in natura" - retomaremos na próxima aula).
4- Lição de casa: os alimentos que consumimos na cidade de São Paulo são sempre produzidos aqui ou alguns vem de outros lugares?



Hoje, durante toda aula, tivemos a visita observativa de uma estagiária da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.


 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão  p/ celular) 




sexta-feira, 5 de abril de 2013

05 de abril de 2013

Hoje cada professor ficou com sua turma. Isto ocorre toda terça feira e toda sexta feira.
4º ano B:

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada).
2- Natureza e Sociedade: informações nutricionais a partir das embalagens.
3- Inglês (08h30).
4- Recreio (09h15).
5- Artes (09h35).
6- Continuação de Natureza e Sociedade.
7- Momento livre recreativo, no pátio.

A partir das informações das tabelas nutricionais das embalagens, os alunos, ajudados individualmente pelo professor, anotaram as quantidades de nutrientes. Depois marcaram o nutriente que mais aparecia, recortaram e colaram a tabela no caderno.

Analisando as informações das embalagens todos os alunos perceberam a presença do sódio - dai a necessidade em optarmos por alimentos naturais.

Por causa da chuva, o momento livre foi no pátio interno, junto com o 4º ano A, com muita alegria e responsabilidade.

Votos de ótimo fim de semana a todos os alunos e seus familiares.


 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão  p/ celular)