ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

09 de fevereiro de 2012

Rotina prevista (09/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado! 





CEU EMEF JAGUARÉ, 09/02/2012 -  4ª série B, sala 08.


Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Patinho que não aprendeu a voar".
3- Matemática: adição (+) e subtração (-).
4- Recreio (09h15).
5- Sondagem (ditado diagnóstico, solicitado pela Prefeitura).
6- Dinâmica da Porta.
7- Lição de casa: endereço e CEP, para trabalharmos localização no mapa.
8- Momento livre, fora da classe, no gramado ao lado do B.E.C.
Amanhã: reunião de pais, as 07h30.

Detalhes:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula (o que e como teremos).

2- Leitura comentada da obra de Rubem Alves, antecedida por breve biografia do autor: "O Patinho que não aprendeu a voar" - sobre aprendizagem para a liberdade não domesticadora. O autor procura "dar bronca" de forma suave, por meio de fábulas (textos nos quais os animais se comportam como pessoas). Para saber mais sobre o autor, visite seu site oficial: http://www.rubemalves.com.br/ 

3- Matemática: revisão, com atividades e correção coletiva, de adições e subtrações, recordando lições de anos anteriores (a 4ª série é a retomada de lições de séries anteriores, acrescidas de "novidades", dai nossa preocupação em caminhar gradualmente nos níveis de complexidade).



4- Recreio.

 5- Sondagem, solicitada bimestralmente pela Prefeitura. Tema desta lista de palavras: materiais escolares. Primeiramente, o Professor explicou a finalidade desta sondagem (verificar os conhecimentos prévios em escrita e leitura do aluno) para tranquilizar a classe, relembrando o mesmo procedimento diagnostico de anos anteriores.


6- Dinâmica da porta: cada aluno desenhou uma porta e escreveu atrás dela o que espera encontrar na escola - formamos um painel no fundo da classe:


7- Lição de casa, que será utilizada nas aulas de Geografia e Informática (localização em mapas), bem como em nosso futuro "estudo do meio" pelas ruas do bairro - os alunos foram informados de que esses dados não serão repassados a ninguém, por privacidade e segurança: endereço e CEP. 




8- Nosso primeiro momento recreativo livre, fora da classe, conforme combinamos para os dias nos quais a turma tem as seis aulas somente com o Professor da classe - esse procedimento, bem como o relaxamento diário após o recreio e a conversa inicial da aula, tem por objetivo propiciar momentos "mais leves" no dia a dia escolar, valorizando o aluno.



 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

08 de fevereiro de 2012

Rotina prevista (08/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado! 
 
 
CEU EMEF JAGUARÉ, 08/02/2012 -  4ª série B, sala 08.

Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Guarda Chuva Amarelo".
3- Dinâmica dos Balões.
4- Nomes e qualidades (substantivos e adjetivos).
5- Recreio (09h15).
6- Envelopes das atividades dos alunos.
7- Lição de casa: o que gosto e o que não gosto no Jaguaré.
8- Artes (11h05).

Detalhes:
 
1- Bom dia, oração (não obrigatória), conversa sobre a aula (o que e como teremos) e chamada.

2- "O Guarda Chuva Amarelo", sobre a necessidade de partilhar nossas alegrias com os outros. Leitura do texto disponível em: http://www.aulanossa.pro.br/p/amarelo.html 
 
3- Dinâmica dos Balões: em cada bexiga, cada aluno colocou seu nome; na área aberta do CEU as bexigas foram trocadas entre os alunos, que deveriam estourá-las e fazer algumas perguntas para quem tivesse o nome escrito no papel que estava dentro da bexiga. Depois aproveitamos o espaço aberto para exercícios respiratórios e breve caminhada, admirando as paisagens - nossa primeira atividade externa do ano.
 
4- Conceituação e exemplificação de substantivos (nomes) e adjetivos (qualidades), conforme esquema coletivo, da foto abaixo:
 
 
5- Recreio.

6- Confecção dos portfólios dos alunos: cada aluno recebeu uma folha para desenhar o que quisesse (podia fazer colagens também), para colar em envelope que será utilizado para guardar suas atividades Esses envelopes ficarão em nosso armário coletivo, de tal forma que os alunos possam acessar quando desejarem - atividade em grupo (a primeira deste ano).
 
7- Lição de casa: o que gosto e o que não gosto do Jaguaré, em folha, conforme esquema da foto abaixo:
 

8- Com o Professor Especialista, em sua sala ambiente.
 
 
 
 
 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

07 de fevereiro de 2012


Rotina prevista (07/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado! 
 
 
CEU EMEF JAGUARÉ, 07/02/2012 -  4ª série B, sala 08.

Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "Bicho Manjaléu".
3- Dinâmica: o seu Bicho Manjaléu.
4- Inglês (08h30).
5- Recreio (09h15).
6- Sala de Leitura (09h35).
7- Lista de palavras, ordem alfabética (tema: material escolar).
8- Lição de casa: redação sobre o que espera para este ano.


Detalhes:
 
1- Bom dia, oração (não obrigatória), conversa sobre a aula (o que e como teremos, recordando combinados básicos) e chamada.
 
2- Conversa sobre Monteiro Lobato e sua obra, pois o texto "Bicho Manjaléu" foi extraído de um livro dele. O Bicho Manjaléu é um ser mágico que tem sua vida escondida no fundo do mar e um valente rapaz consegue, por meio de objetos mágicos, acabar com a vida desse monstro.
 
3- Como imaginar o nosso Bicho Manjaléu particular? Escrevendo, cada um, o seu nome (e sobrenome), contornando as letras e recortando no contorno. Tem-se, então, seu Bicho Manjaléu.

4- Com a Professora Especialista. Sondagem de conhecimentos verbais prévios.
 
5- Recreio.

6- Aula com a Professora de Módulo.
 
7- Relaxamento. Lista de palavras e classificação em ordem alfabética coletivamente.
 

8- Lição de casa: redação que mostre as esperanças e opiniões do aluno e familiares sobre o que esperam para este ano na escola, na quarta série. Nos dez últimos minutos de aula: breve momento livre.
 
 
 
 


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

06 de fevereiro de 2012

Rotina prevista (06/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado! 


CEU EMEF JAGUARÉ, 06/02/2012 - primeiro dia de aula. 4ª série B, sala 08.

Rotina:
1-  Apresentação, combinados e regras.
2- Oração (não obrigatória).
3- Dinâmica do espelho.
4- Leitura: "A Casa dos Mil Espelhos".
5- Crachás.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: desafios e jogos.
8- Lição de casa: Ficha de Identificação.
Não deu tempo, ficando para amanhã: dinâmica dos balões.

Descrição:

1- Acolhida, apresentação e rápida colocação das regras da escola e combinados da classe.

2- Momento não obrigatório da aula.

3- O professor mostrou, individualmente, uma imagem de alguém muito importante, na verdade um espelho.

4- Texto disponível em: http://textosmeditativos.blogspot.com/2009/01/casa-dos-mil-espelhos-depende-de-ns.html  Conversamos sobre a necessidade de cuidarmos do ambiente da aula, reflexo de nossas ações, assim como os espelhos refletiram as atitudes opostas dos dois cachorrinhos.

5- Confecção de crachás: lado voltado para o professor, com nome do aluno; lado voltado para o aluno, com algo que lhe deixe alegre (desenho, figurinha, mensagem etc).

6- Recreio.

7- Desafios matemáticos e sequencias numéricas envolvendo multiplicação, como nas fotos abaixo:

    8- Lição de casa: ficha de identificação, com nome, data de nascimento, cidade e estado de nascimento, bem como o que espera para este ano na escola. Orientação e uso da margem. Atividades que serão retomadas ao longo das aulas:
 

sábado, 28 de janeiro de 2012

Iniciando 2012

Estimados amigos:


O ano escolar de 2012 terá inicio, aqui na rede municipal de São Paulo, no dia 06 de fevereiro.


Como faço, desde agosto de 2009, posto aqui um resumo da aula do dia, para que todos possam acompanhar. Isto eu chamo de transparência não invasiva, uma vez que, ao dar conhecimento a comunidade escolar do que fazemos em nossas aulas, não revelo endereços, salários, nomes e imagens de pessoas em close, apenas fotos genéricas que não identificam de imediato ninguém - isto eu chamo de respeito a privacidade (não é porque estamos em uma instituição publica que podemos escancarar dados - que certos portais, ditos "transparentes", tenham isso em mente, ok?!, isto está no art. 5º da Constituição da Republica Federativa do Brasil, chama-se respeito à P R I V A C I D A D E ).


Enquanto as aulas não começam, quero iniciar esta edição de 2012 do blog "Aula Nossa" com um vídeo institucional da Secretaria Municipal de Educação (cerca de sete minutos) mostrando a escola pública que funciona - não essa que está na boca de muitos e que a imprensa mostra somente o lado negativo. Torçamos para que esse projeto do vídeo (sobre música) tenha condições de se expandir para TODA rede. Confira:

Link original, pesquisado em 28/01/2012:http://youtu.be/nHf13Bv6TAA




Termino esta postagem com minha Carta de Compromissos, que me acompanha há vários anos:




Carta de Compromissos 2012

• Ser um referencial positivo na vida de todos que de mim se aproximarem, especialmente crianças, adolescentes e jovens. Para eles quero ser um referencial positivo, um porto seguro com o qual poderão contar, diante de tantos fatos negativos e contra valores que envolvem a todos.


• Meu princípio amplo de trabalho: “respeitar para ser respeitado”. Essa será – e sempre foi – a lógica de meu relacionamento dentro e fora da sala de aula, com todos os seres humanos. A recíproca haverá de ser verdadeira também, sempre.


• Todo meu trabalho docente será, como sempre, sustentado em dois pilares: leitura prazer no início das aulas (com desdobramentos inter e supra disciplinares) e resgate do lúdico na escola - “hora do brinquedo” (brincando a criança se socializa, toma contato com regras, passa a ver a Escola como algo prazeroso etc). Nesse sentido estarei criando e divulgando Planos de Trabalho. Acredito que conteúdos atitudinais e habilidades devam caminhar juntos com os conteúdos tradicionalmente consagrados, se de fato queremos formar cidadãos.


• Meu “norte” de trabalho será (como sempre foi) a criação da autonomia progressiva dos alunos – aluno protagonista. A criança deverá sempre caminhar para a autonomia, ou seja, o governo: de seu corpo, de seu espaço, de seus pertences e de suas ações. Sem isso, o processo educativo da criança fica comprometido, com reflexos no coletivo da classe (quem não cuida de si, cria problemas para todos). Nesse sentido, a família deverá colaborar (aceitando ou não), pois o exercício da cidadania passa pela capacidade de cuidar de si em primeiro lugar. Afinal, a criança não terá o adulto sempre para amarrar seu tênis, servir sua refeição, apontar seus lápis, tomar parte de suas encrencas etc. Queremos cidadãos ou parasitas sociais, que dependem dos outros para ter ação? O cordão umbilical já foi cortado, ou vai matar a criança por asfixia em torno do pescoço? O parto biológico já ocorreu; o parto social está (ou deveria estar) em processo progressivo.


• Prioridade de ação: o aluno em primeiro lugar (1 – O Estatuto da Criança e do Adolescente garante-lhe prioridade nacional absoluta; 2 – sem o Aluno não existe o Professor e, sem estes dois, não existe a Escola e seus desdobramentos institucionais – Professor e Aluno = célula-núcleo da Instituição). Dai a necessidade de direcionar-lhe todas as ações. E é por esta “peneira” que passarão todas as minhas decisões, inclusive os quesitos burocráticos. O Legal jamais poderá estar à frente do Ético (ambos são faces de uma mesma moeda). O “papel solicitado” deverá ser sempre para atender melhor o aluno, respeitando-lhe o caminhar – individual e enquanto classe; se esta finalidade não estiver bem clara, o “papel” vai para o final da fila.
  Nesse mesmo sentido, o aluno terá seu ritmo sempre respeitado, mesmo que isso não esteja previsto nos prazos e critérios das avaliações institucionais. Afinal, cada pessoa é única, devendo ser acolhida e valorizada em suas particularidades e capacidades – isto se chama “inclusão”.


• Nunca imporei minha escala de valores a ninguém, mas deixarei claro que a mesma sempre estará norteando minhas ações pedagógicas. Igualmente, dialogarei com escalas de valores diferentes dos meus, assimilando o que eles possuem de positivo, mas sem concordância passiva; tolerância não é nem passividade, nem imposição de um sobre o outro. A Unidade pressupõe Diversidade, sem prevalências ou submissões – isto vale também para a multiplicidade de ferramentas pedagógicas (teóricas e práticas). E Educação é crença: só se faz plenamente bem o que é feito com convicção.


• Educar é comunicar! Todo Educador é Comunicador. E o processo de comunicação deve ser livre de ruídos, senão deforma o ser humano, ao invés de formá-lo. Por isso estarei atento ao processo de comunicação com qualidade, dentro e fora da sala de aula. Problemas que ocorrerem nesse processo serão prontamente erradicados, para evitar o fenômeno “bola de neve” ou “água penetrando nas fendas de uma parede até rompê-la”. Devemos dar o exemplo positivo – e cobrá-lo a todo o momento (bem como ter a humildade de reconhecer quando erramos e corrigirmos prontamente). O aluno nos tem como modelo de comunicador – e isso me lembra uma peça publicitária difundida na Europa (link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=AtK3mLtPu6o, acessado em 28/01/2012. Duração: 01min32seg ).


Enfim, expus acima, de forma bem resumida, meus objetivos para este ano de 2012. Considero como o mínimo do mínimo para que haja um trabalho de qualidade, no qual eu possa respeitar a todos ao mesmo tempo em que me faço respeitar. Tudo aquilo não posto nesses pontos será objeto de ampla negociação; porém o conteúdo supracitado será executável de forma automática e direta. São como a estrutura de um edifício: se mexer, comprometerá a firmeza da obra; mas os acabamentos (pontos não elencados e, portanto, negociáveis) serão sempre bem-vindos, pois enriquecerão e embelezarão a obra.


Acredito que, meus princípios e projetos pedagógicos (vivenciados e enriquecidos por uma caminhada de mais de uma década na mesma comunidade), enxertados nas metas e propostas assinaladas pela Prefeitura de São Paulo, contribuirão para um grande progresso de nossos alunos – estes, sim, prioridade de qualquer sistema educativo que se preze (todo o resto vem por consequência).


Tenho plena certeza de que estes meus princípios em nada colidem com a legislação em vigor. Muito pelo contrário, é uma forma de dar-lhe pleno cumprimento – somando minha experiência prática aos ideais e metas de nosso Sistema Educacional.


Acredito e adoto a pratica educativa laica, a fim de assegurar amplo respeito à diversidade cultural brasileira. Mas nada impede de citar dois autores que, em seu tempo e contexto, fizeram algo pela educação:



“Manifestem, em toda a sua conduta, o respeito aos alunos que lhes têm sido confiados”.
“Vocês devem educar com firmeza de pai e ternura de mãe”.
(João Batista de La Salle, 1651 – 1719)

“Em todo jovem, mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem, e a primeira obrigação do educador é a de buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”.
“Os educadores sejam como pais carinhosos. Falem, sirvam de guia em todas as circunstâncias, deem conselhos e corrijam com bondade”.
(João Bosco, 1815 – 1888)