ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

06 de outubro de 2009

Mapa do Brincar => Projeto que envolveu mais de 10.000 crianças do Brasil todo, resgatando as brincadeiras populares.

Brincadeiras com áudio, fotos, imagens e descrições.

Acesse (abre em nova tela):

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/


=========
Emef. M. E. R., 4ºB, 06/10/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincavam alegremente pelos pátios e quadra, sem maiores problemas, se bem que estavam mais agitados que o normal.

NA CLASSE:
Recebemos a lousa de trás apagada, como deixamos ontem. Mas a da frente estava com aula de história (sobre a segunda guerra mundial) e, em uma parte apagada, um recado provocativo (sobre limpeza), com letra horrível e erros de português ("não faça mais essa xujeira na sala eu limpe seus desgraçados"). Ainda bem que os alunos não perceberam, apaguei assim que entramos.

Antes de registrarmos a rotina, colocamos em votação a possibilidade de fazermos os livrinhos na quinta feira, ao invés de hoje, para não atrapalhar a recreação prevista para hoje (não deu tempo sexta passada, pelo mesmo motivo) - venceu a opção de quinta feira (23 votos a 00).


Rotina:

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: combinados sobre as atividades (inclusive argumentação e votação acima), apresentação da lista dos alunos para anotar na frente as brincadeiras que farão na recreação, dicas de segurança (é legal ter foto de lembrança dos amigos, mas nada de publicar na internet, pois nela circulam todos os tipos de pessoas [como numa rua] e tem um tipo que dá uso errado [um aluno citou o caso dos pedófilos]), chamada e ajudante do dia (o mesmo de ontem, pois não precisou ajudar então).

- Leitura compartilhada de fábula para nosso dia a dia: "A cobra e o vaga-lume" (cobra que perseguia o vaga-lume, por se incomodar com o brilho dele). Um aluno, de imediato, citou o caso da inveja. Eu dediquei esse texto às pessoas que são vítimas de perseguição.

- Natureza e Sociedade (Ciências): A puberdade não tem hora marcada (leitura em duplas e trios, pag. 108 e 109 do livro de Ciências, anotações de dúvidas a serem colocadas ao longo da leitura oral). Algumas dúvidas explicadas: precoce, tardio, inibida, entrada na puberdade (características) - registro na lousa e caderno (retomaremos amanhã).

- Recreio.

- Matemática: frações que representam quantias superiores ao inteiro; numerais decimais que representam quantias superiores ao inteiro - tudo bem exemplificado. Auto correção da lição de casa. Lição de casa: identificar a parte inteira destes numerais decimais: 3,25 - 1,317 - 16,25 - 7,02.

- Recreação semanal, como combinada, de acordo com o que cada um registrou na lista, logo após o recreio (para tê-lo como momento de combinar) - tudo sem maiores problemas.

============
Os alunos não gostaram muito do adiamento da aula de Educação Física (o tempo ficou instável de repente; choveu muito forte após o horário que seria da aula em si) - professor comprometeu-se em dar "dobradinha" semana que vem.

Aula tranquila - exceto pouquíssimos alunos que teimavam em perturbar. Aula bem participada.

AMANHÃ: livro de CIÊNCIAS - para continuarmos o assunto de hoje.
==========

Consulte o índice à esquerda ("Arquivos") para acessar outros dias de aula.

Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário