Emef. M. E. R., 4ºB, 04/11/2009.
ANTES DA AULA:
Alunos brincavam na quadra e pátios, sem problemas aparentes.
NA CLASSE:
Recebemos a lousa de trás com pequenas inscrições; a da frente absolutamente limpa. Armário deslocado; mesa com resquícios da pichação de ontem.
Rotina (registrada antes da oração):
- Oração (não obrigatória) ou silêncio.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada, ajudante do dia.
- Leitura compartilhada: "As três peneiras" - antes de falar de alguém devemos passar pelas peneiras da VERDADE (tenho certeza disso?), BONDADE (gostaria que falasse o mesmo de mim?) e NECESSIDADE (isso é mesmo necessário, importante?) - confira o texto em (abre em nova tela): http://textosmeditativos.blogspot.com/2009/11/as-tres-peneiras.html
- Reescrita da leitura ou escrita de alguma situação semelhante, vivenciada ou presenciada - atividade em duplas e trios.
- Matemática: frações - 1ª parte: Revisão (denominador, numerador, representação e leitura).
- Recreio.
- Matemática: frações - 2ª parte: Adição de frações com mesmo denominador; 3ª Parte: atividades, com auto correção; estudo do caso da fração imprópria (numerador maior do que o denominador). Lição de casa: adições de frações de mesmo denominador, com três parcelas.
- Português: correção da lição de casa de ontem, verificação das fontes de cada texto em questão (pág. 14 e 15 do livro didático). Falamos, brevemente, sobre a "Prova São Paulo": leitura de texto, identificação de gênero, de elementos; da múltipla escolha.
- Sala de Leitura, com professora especialista (17h35).
AMANHÃ: livro de Português. (esta semana toda o usaremos, até terminarmos a unidade "direito a ter direitos").
=========
Aula bem participada, se bem que boa parte dos alunos estava bem agitada, em decorrência do calor e tempo seco.
Não deu tempo de lembrar os aniversariantes, nem de desenvolver outra atividades relacionadas a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário