Emef. M. E. R., 4ºB, 12/11/2009.
ANTES DA AULA:
Alunos brincando livremente pelos pátios e quadras, sem problemas aparentes.
NA CLASSE:
Recebemos lousas limpas.
Rotina (registrada antes da oração).
- Oração (não obrigatória) ou silêncio.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada e ajudante do dia (o mesmo da última aula).
- Leitura compartilhada, de texto trazido pela aluna J., na Revista Recreio: "O Menino que respirava Borboleta", de Jorge Miguel Marinho (Leo, não o nosso, rs, cujo corpo liberava borboletas, na verdade, sentimentos) - confira o texto no endereço sem vínculo conosco (abre em nova tela): http://priscillaaguiar.blogspot.com/2007/10/o-menino-que-respirava-borboleta-jorge.html
- Artes (14h15), com professora substituta. Antes, nossa Coordenadora Pedagógica entrega pacote com questionários para famílias de alunos, os quais devo entregar AGORA, em ordem alfabética, colhendo assinatura de cada aluno. Os alunos deverão trazer dia 16/11, véspera da aplicação da "Prova São Paulo".
- Matemática: porcentagem - atividades (situação problema).
- Recreio.
- Matemática: auto correção detalhada (inclusive alunos propondo múltiplas formas de solução), da lição de hoje e da lição de casa. Lição de casa, do mesmo assunto.
- Português: "Direito de ter direitos"
1) Leitura oral explicativa de texto jornalístico sobre a exploração do trabalho infantil (pág. 22, entrevista de uma revista com um garoto ex carvoeiro).
2) Leitura de gráfico sobre trabalho infantil (pág. 23, gráfico de barras mostrando porcentagens de trabalho infantil por regiões do Brasil - recordamos Geografia e a aula de Matemática de hoje - porcentagem, tudo a partir do livro de português, como na aula anterior [água doce e salgada], como lembrara um aluno).
3) Conversa sobre o assunto.
4) Breve estudo (oral) de gêneros textuais = tipos de textos (poético,jornalístico, cientifico) - isto poderá ser cobrado na "Prova São Paulo".
Amanhã, trazer livro de Português, para concluir esta unidade.
==========
Aula bem participada, apesar de parte dos alunos estar bem agitada.
Não deu tempo de trabalhar em grupos - somente na leitura, em Português, formaram duplas para ler (quem estava sem livro).
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário