Emef. M. E. R., 4ºB, 16/11/2009.
ANTES DA AULA:
Alunos brincavam livremente pelos pátios e quadra, sem problemas aparentes. Aluno novo de outra classe, e seu pai, ficaram muito felizes ao serem acolhidos.
NA CLASSE:
Recebemos lousas limpas.
Rotina (registrada quando alunos retornaram para a classe):
- Educação Física (13h30), pelo professor especialista - aula combinada com a classe há semanas, por ocasião da impossibilidade de usar a quadra na época - constantes chuvas adiaram essa aula para hoje.
- Sala de Leitura - segundo atendimento (14h15), pela professora especialista.
- Oração (não obrigatória) ou silêncio.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; informações gerais sobre a Prova São Paulo, a realizar-se amanhã e depois de amanhã, recolhimento do caderno de questões das famílias; chamada e ajudante do dia.
- Leitura compartilhada, de livro trazido pela aluna J.: "Globolina quer descansar" - sobre um glóbulo vermelho, que queria descansar, mas viu-se como parte integrante da corrente sanguínea, sentindo-se importante.
- Recreio.
- Matemática:
1ª Parte: situações problema envolvendo cálculo da porcentagem, associado a desconto e multa - com auto correção.
1) Um aparelho de som custava 250 reais. Na oferta, há um desconto de 25%. Qual o preço com desconto?
2) Um produto custava 320 reais. Como não foi pago na data certa, recebeu uma multa de 15%. Qual o preço, acrescido da multa?
2ª Parte: Leitura de horas e minutos em relógio analógico (de ponteiros).
Breve histórico, função e significado dos ponteiros, bem como dos números e dos pontinhos.
Não deu tempo de cada aluno confeccionar seu relógio - ficou para outra aula.
- Educação Física (17h35), com professor especialista - aula do dia.
Amanhã e depois de amanhã: trazer apenas lápis, borracha e régua - para a Prova São Paulo.
Dia 19, aula normal - com atividades em grupos sobre a Consciência Negra, além de nossa recreação semanal.
=============
Aula bem participada, apesar da impossibilidade de formar-se grupos (pouco tempo em sala de aula, se comparado com os outros dias). Vários alunos mostraram-se atentos e muito interessados ao assunto porcentagem (porcentagem, desconto e multa).
Divulguei, finalmente e após muitas insistências, meus canais de contato na internet, via Orkut, MSN e e-mail - alunos sempre cobraram-me esses canais de contato com eles.
===========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário