CEU EMEF J*, 08/03/2010 - 4ºB.
Antes da aula: como sempre, alunos brincavam tranquilamente pelo pátio,sem quaisquer tipos de problemas.
Rotina:
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos (saber sobre a aula é um direito do aluno); critérios para pontuar negativamente atividades prejudiciais às aulas (tais critérios não alteram em nada a vida do aluno que sempre colabora - da mesma forma que a vida em sociedade e os jogos esportivos possuem regras determinadas, a sala de aula não pode fugir desse fato social - confira a integra das regras AQUI - abre em nova tela.).
- Leitura compartilhada: "Quer uma mãozinha? Aprendendo sobre COLABORAÇÃO" (Coleção Valores).
- Reescrita e ilustração (opcional) sobre o assunto da leitura - em grupos: cada aluno pode escrever sobre suas experiencias (positivas ou não) a respeito da colaboração, escrevendo um título correspondente à sua história.
- Dia Internacional da Mulher: não basta comemorar sem saber o motivo. Leitura compartilhada de texto disponível no site externo (abre em nova tela):http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm. Aspectos históricos não contemplados no texto, mas expostos: mulher era vista (ainda é em certos lugares e culturas) como objeto do homem, sem direito a fala, opinião, trabalho e estudos; muito melhorou na vida da mulher mas ainda há preconceito e diferença de salários, se comparado com os homens. Registro escrito de breve resumo desse texto (apenas dados históricos da origem da data).
- Recreio (09h15).
- Conclusão do registro do resumo.
- Dinâmica: "Fantasmas que devemos eliminar das aulas". Fantasma é tudo aquilo que incomoda, que devemos eliminar. Em grupos, os alunos fizeram levantamento dessas coisas que atrapalham a aula. Depois registramos as opiniões por grupos e agrupamos os fantasmas em quatro famílias. Em seguida foram formuladas regras para espantar essas famílias de fantasmas (na verdade, dois alunos de um grupo fizeram as propostas que foram aceitas pelos demais grupos) conforme pode-se ver na foto abaixo:
Aula bem participada. Apenas um aluno ausente.
Constantes ajustes ao horário oficial das matérias fez com que a classe não tivesse Educação Física, mas teremos finalmente um horário definitivo a partir de amanhã.
Da mesma forma que fizemos o levantamento dos fantasmas, faremos oportunamente o levantamento dos anjos (coisas boas da aula).
Se bem que participantes e interessados às aulas, os alunos mostraram-se muito agitados em decorrência da proibição do uso do átrio externo da classe (conforme terminavam os deveres ficavam dentro da classe mesmo, em atividades livres, por vezes desviando a atenção de quem ainda não terminara os deveres).
Esperamos que a situação tenha um final feliz, uma vez que o único diferencial das salas do CEU é possuir esse espaço externo. Espera-se que, resolvida a situação, os alunos saibam usar tal espaço com responsabilidade e sem abusos, bem como haja uma readequação desse espaço externo, substituindo-se a grama por algum outro elemento viável para o uso tranquilo, higiênico e responsável por parte dos alunos.
Afinal, mudar de ambiente e ter espaço recreativo é um direito inerente à criança e ao adolescente, direito esse tão pregado por vários teóricos educacionais. Vale lembrar a bem bolada campanha publicitária de um sabão de roupas que incentiva a criança a ser criança (a sujeira deixa por conta da tal marca de sabão).
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