Antes da aula: alunos brincavam sem problemas aparentes. Desde hoje, as filas no pátio estão devidamente sinalizadas (com fita no chão e placa nas colunas). Mesmo assim, há quem insista em ficar nos corredores.
Rotina:
Rotina Prevista em 24/03/2010. Veja sobre uso das imagens deste site/blog no final deste "post".
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 06 e 07 (sobre as "coisas sérias" e o caso dos espinhos das flores).
- Natureza e Sociedade (Ciências): O ciclo da água, comparando a letra da música "Planeta Água" com o ciclo da água na natureza.
Orientações sobre atividades relacionadas ao ciclo da água - retomaremos na próxima aula. Veja sobre uso das imagens deste site/blog no final deste "post".
.
.
- Explicação sobre as funções e eleições para representantes do Conselho de Escola.
- Informática (na brinquedoteca, com a professora substituta, as 08h30).
- Recreio (09h15).
- Orientações sobre o teatro de mamulengos "A Bela e a Fera" - como se comportar em ambientes diferentes.
- Teatro de mamulengos "A Bela e a Fera", pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, no auditório do CEU - confira nota jornalística sobre essa ação cultural no site oficial da Secretaria Municipal de Educação, no link (abre em nova tela): http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/anonimosistema/detalhe.aspx?List=Lists/Home&IDMateria=309&KeyField=Arquivo%20de%20Not%C3%ADcias&X= (acessado em 24/03/2010, 14h00).
- Finalização da aula, com informes gerais: sobre as atitudes da classe durante o teatro assistido; sobre o Conselho de Escola.
============
NÃO DEU TEMPO, ficando para a próxima aula:
1) Natureza e Sociedade (Ciências): descrever o ciclo da água, de acordo com a letra da música "Planeta Água" (os alunos foram orientados e até já receberam a folha), correção da lição de casa sobre economia (cuidados) com a água.
2) Natureza e Sociedade (História): Nosso bairro - pontos positivos e pontos a melhorar (aproveitando dados de uma lição de casa anterior).
===========
ASPECTOS DA AULA:
Aula inicialmente bem tranquila. Poucos alunos ausentes (um caso de licença médica).
Volta do recreio: como sempre, boa parte dos alunos permanece no pátio comendo, mesmo após a hora, o que os prejudica no acompanhamento da quarta aula. No caso de hoje, foram prejudicados quanto as orientações dadas sobre o teatro - estavam comendo, fora da classe, por ocasião das informações em classe.
Boa parte da classe esteve agitada na fila, ao dirigir-se ao teatro e na entrada do mesmo, sossegando somente durante a peça, voltando à agitação a seu final e na volta para a escola (conversamos sobre isso, na volta para a classe, elogiando quem soube se comportar, e orientando quem não soube se comportar - esse espaço cultural NÃO SERÁ TIRADO DE NINGUÉM, pois todos devem se acostumar a ter postura e participar adequadamente das atividades culturais - senão não haveria necessidade de estarmos no espaço privilegiado do CEU).
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====
Nenhum comentário:
Postar um comentário